A orquestra West-Eastern Divan e maestro Daniel Barenboim oferecerão um concerto privado para o Papa Bento XVI no próximo 11 de julho, dia de São Benito, no palácio apostólico do Castel Gandolfo. A West-Eastern Divan é uma orquestra de jovens de Sevilha, na Espanha, composta por músicos de países do Oriente Médio, do Egito, Irã, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina e Síria.

O concerto privado inclui obras do Ludwig van Beethoven, cuja música é o ponto central da excursão do verão da jovem orquestra.

Um comunicado sobre o evento, difundido pelo Vatican Information Service (VIS), informou que o Santo Padre sempre se preocupa en promover o diálogo ativo entre judeus, cristãos e muçulmanos.

Em 1999 Barenboim e Edward Said fundaram a orquestra que reúne músicos de Israel, Palestina, Síria, Jordânia, Egito, Líbano, Irã, Turquia e Espanha.

Segundo indica o comunicado do Vaticano todos os anos se grupos e orquestras reúnem em oficinas estivais de música “nas quais é fundamental a contribuição dos pontos de vista e as experiências dos intérpretes, todos eles ligados de uma ou outra forma à problemática situação do Oriente Médio".

A orquestra iniciará sua temporada do verão em Munique (Alemanha) em 10 de julho e logo depois de oferecer o concerto ao Papa tocará em Versalhes (França), Genebra (Suíça), para a BBC em Londres e no festival de Salzburg (Áustria), entre outras localidades.

O concerto programado para o dia 29 de julho no anfiteatro ao ar livre Waldbühne de Berlim será um dos mais importantes da excursão que leva o nome de "Beethoven para todos", e ajudará a financiar os projetos educativos organizados pela orquestra em Israel e na Palestina.