Segundo informaram o Vatican Information Service e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na manhã desta quarta-feira, 4 de julho, a Santa Sé anunciou a nomeação do novo bispo de Jequié (BA): o frade capuchinho Frei José Ruy Gonçalves Lopes, atualmente vigário paroquial na arquidiocese de Feira de Santana, no mesmo estado.

Segundo a informação divulgada pela CNBB, o bispo eleito José Ruy Gonçalves ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em fevereiro de 1985 e emitiu votos em 10 de janeiro de 1988. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1993.

Logo depois da ordenação, foi pároco em Valéria e Capelão do Leprosário de Águas Claras na arquidiocese de Salvador (BA). Eleito Definidor Provincial esteve no cargo de 1995 a 1988 quando também exerceu a função de Ecônomo Provincial. Neste mesmo período também teve a responsabilidade da promoção vocacional e foi Mestre dos pós-noviços. Entre os anos de 2002 a 2007 foi Ministro Provincial e parte desse tempo foi vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (2002 a 2004).

Cursou pós-graduação em Teologia Moral na Faculdade Assunção de São Paulo em 2007 e 2008.  E da conclusão do curso até este ano, ele tem sido membro do Conselho de Formação Internacional dos Capuchinhos e membro do Conselho de Administração das Obras Sociais da Beata Irmã Dulce.

Atualmente também é professor de Teologia Moral na Faculdade Arquidiocesana e diretor do Colégio Santo Antônio de Feira de Santana (BA).

Para o governo da diocese de Jequié, que possui mais de 500 mil católicos, Dom Gonçalves Freitas contará com a ajuda de 43 padres e 36 religiosos.

Ele sucede a Dom Cristiano Jakob Krapf, cuja renúncia ao cuidado pastoral da mesma diocese foi aceita pelo Santo Padre por ter chegado ao limite de idade de 75 anos estabelecido pelo Código de Direito Canônico.

A CNBB saudou o novo bispo e agradeceu “a bondade do Santo Padre, Papa Bento XVI, que olhou para as necessidades pastorais do nosso Brasil e nos envia um irmão para pastoreio da diocese que estava vacante desde a renúncia de dom Cristiano Jakob Krapf”.

“A chegada do novo bispo em Jequié, certamente, vai levar grande alegria para suas comunidades. Desejamos ao monsenhor José Ruy que seu ministério seja fecundo, que sua liderança paterna anime o serviço de seus presbíteros e que confirme, na fé, o laicato. Enviamos também o nosso cumprimento, cheio de gratidão, ao querido bispo emérito, dom Cristiano, desejando-lhe saúde e serenidade no prosseguimento de seu compromisso com Cristo e com a Igreja”, conclui a saudação CNBB a Dom Gonçalves, assinada pelo seu secretário executivo, Dom Leonardo Steiner.