Segundo informaram o Vatican Information Service e a página oficial da CNBB neste 27 de junho, o Papa Bento XVI nomeou dois novos bispos para o Brasil. O primeiro deles é o Pe. José Eudes Campos do Nascimento, que assumirá a diocese vacante de Leopoldina, Minas Gerais. O segundo é o Pe. Sérgio de Deus Borges, nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP).

A CNBB publicou também uma breve biografia dos novos bispos:

Monsenhor José Eudes

Nasceu em Barbacena, Minas Gerais, em abril de 1966. Cursou Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG) e Teologia no Seminário São José, em Mariana (MG). Foi ordenado padre no dia 22 de abril de 1995, em sua cidade natal. Atuou como pároco da paróquia São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega (MG); Assessor da Pastoral da Juventude; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba (MG) e finalmente pároco da paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto, desde 2009.

Monsenhor José Eudes sucederá a Dom frei Dario Campos, nomeado para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES), em abril de 2011. Desde então, a diocese de Leopoldina está vacante, sendo administrada pelo monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz.

Para o governo da Diocese de Leopoldina, que conta com 416.000 Católicos, Dom José Eudes contará com a ajuda de  63 padres e 20 religiosos.

Monsenhor Sérgio de Deus

Nasceu em Alfredo Wagner, Santa Catarina, em setembro de 1966, destacou a CNBB. Realizou seus estudos em Filosofia com os freis Capuchinhos, em Ponta Grossa (PR), e Teologia, no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina. Fez mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense e especialização em Matrimônio e Família pela Pontifícia Universidade Santa Cruz. Atualmente cursa o doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica Argentina.

Antes disso, monsenhor Sérgio foi ordenado presbítero em fevereiro de 1993 e incardinado na diocese de Cornélio Procópio (PR), onde exerceu as funções de pároco da paróquia São Miguel e São Francisco, membro do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores, assessor da Pastoral da Juventude, assessor da Pastoral do Dízimo, administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora da Conceição, assessor da Pastoral Familiar, pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Jataizinho (PR), desde 2011, e presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas.

A nomeação do novo auxiliar foi saudada pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odio Pedro Scherer, quem disse ao bispo eleito em uma mensagem divulgada neste 27 de junho: “Seja bem-vindo à Arquidiocese de São Paulo, que se sente feliz com sua nomeação e, desde já, o acolhe de braços abertos! Aqui o senhor encontrará uma Comunidade numerosa e muito diversificada, com grandes desafios mas também com imensas oportunidades para a evangelização”.  
"Que o Espírito de Deus o enriqueça com seus dons para o exercício fecundo de seu ministério episcopal! O Apóstolo São Paulo interceda pelo senhor e seu exemplo de discípulo missionário lhe sirva de estímulo", expressou o Cardeal em sua mensagem de boas vindas ao novo auxiliar.

São Paulo é uma das maiores arquidioceses do país com mais de 5 milhões de Católicos. Junto ao Cardeal Scherer e os outros 5 bispos auxiliares, Dom Sergio contará com a ajuda de 867 padres, 4 diáconos permanentes e 273 religiosos para o governo da arquidiocese paulistana.