Dom Vincenzo Paglia foi nomeado pelo Papa Bento XVI como novo Presidente do Pontifício Conselho para a Família, em substituição do Cardeal Ennio Antonelli, cuja renúncia foi aceita por limite de idade.

O prelado, de 67 anos, desde 2000 se desempenhava como Bispo de Terni-Narni-Amelia (Itália). Dom Vincenzo Paglia também é licenciado em teologia e filosofia pela Universidade Lateranense e Mestre em pedagogia pela Universidade de Urbino.

Deste modo foi presidente da Federação Bíblica Católica Internacional e um dos fundadores da Comunidade de Santo Egidio, onde colaborou na organização de diversos encontros ecumênicos e interreligiosos.

Em 1973 foi nomeado reitor da igreja de Santo Egidio, a qual chegou a ser o centro da Comunidade de que leva o nome do santo. Em 1981 foi designado pároco de Santa Maria no Trastevere, Roma (Itália).
Dom Paglia foi o primeiro sacerdote em ingressar na Albania logo depois das eleições livres de março de 1991. Neste país obteve a reabertura do Seminário, a restituição da Catedral e contribuiu nas relações entre a Albania e a Santa Sé.

Em 1999 negociou com o Ibrahim Rugova e Slobodan Milosevic durante a guerra de Kossovo e atuou como "embaixador especial" para a região várias vezes.

Outras nomeações pontifícias

O Santo Padre também nomeou o Arcebispo Jean-Louis Brugués, até agora secretário da Congregação para a Educação Católica, como Arquivista e Bibliotecário da Santa Romana Igreja.

Do mesmo modo, o Arcebispo Joseph Di Dava Noia, até agora secretário para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, como Vice-presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei.

Bento XVI também nomeou Dom Arthur Roche, até agora Bispo do Leeds (Reino Unido) como secretário para a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, elevando-o ao mesmo tempo à dignidade de arcebispo.

Outra nomeação o de Dom Protase Rugambwa, até agora Bispo de Kigoma (Tanzânia) como Secretário Adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e Presidente das Pontifícias Obras Missionárias, elevando-o ao mesmo tempo à dignidade arcebispal. Ele sucede o Arcebispo Piergiuseppe Vacchelli cuja renúncia foi aceita por limite de idade.

Finalmente, o Papa nomeou Dom Krzysztof Józef Nykiel, até agora Oficial da Congregação para a Doutrina da Fé, como Regente da Penitenciaria Apostólica. O Bispo eleito nasceu em Osjakow, (Polônia) em 1965 e foi ordenado sacerdote em 1990. É Doutor em Direito Canônico e foi consultor do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde e postulador de causas de beatificação e canonização. Ele sucede o Bispo Gianfranco Girotti, cuja renúncia foi aceita por limite de idade.