O hospital Universitari i Politècnic La Fe de Valência, Espanha, realizou a primeira cirurgia fetal fora do útero mediante a técnica EXIT (Ex-Utero Intrapartum Treatment), que permite um parto parcial mediante cesárea para assegurar a possibilidade de respiração em bebês com problemas de obstrução respiratória enquanto se mantém a sua oxigenação através do cordão umbilical.

Neste caso, o feto apresentava um tumor cervical maligno gigante, que supunha 8 por cento de seu peso, detectado na 26ª semana de gestação, e que foi extirpado ao dia seguinte do parto.

A evolução do bebê, de quase sete meses, foi favorável e atualmente se encontra de alta, depois de um exaustivo seguimento médico ao longo de cinco meses por parte dos serviços do hospital infantil La Fe, evidenciou-se que o bebê não apresenta seqüelas do tumor nem da cirurgia. Esta é a primeira cirurgia fetal deste tipo realizada na região espanhola.

Como resultado deste suposto, criou-se um Comitê de Cirurgia Fetal no Hospital formado por obstetras, anestesistas, neonatologistas, cirurgiões maxilofaciaies, radiologistas, urologistas e cirurgiões pediátricos para otimizar o nascimento, assegurar e planejar o tratamento cirúrgico de casos similares, já que o avanço no correto diagnóstico fetal e o tratamento em comitês de cirurgia fetal melhorou o prognóstico de muitas má formações graves, conforme explicou o centro hospitalar.

A intervenção realizada em dezembro de 2011 consistiu em extrair a cabeça e os braços do bebê do ventre materno para entubá-lo sem suprimir a conexão com sua mãe, de maneira que o feto continuava respirando pelo cordão umbilical até que pôde fazê-lo pelos pulmões. Deste modo, assegurou-se a capacidade respiratória da criança antes de que o cordão umbilical fosse cortado, momento no qual é interrompido o aporte de oxigênio através do sangue que a mãe lhe proporciona.