O recém nomeado "assessor para a comunicação" da Secretaria de Estado do Vaticano, o jornalista Greg Burke, disse que será "um desafio" trabalhar nas comunicações da Santa Sé e expressou seu desejo de colaborar para que esta "possa dar um passo a frente".

"Eu vejo a comunicação da Santa Sé como um grande navio que manobra lentamente. Não entrarei nessa máquina ao estilo dos ‘marines', mas o farei com prudência. Para mim é um desafio. Não tenho planos, mas espero poder dar uma mão para que essa antiga máquina comunicadora possa dar um passo adiante", declarou Burke ao jornal italiano "Corriere della Sera".

Burke, que se desempenha como correspondente em Roma do canal Fox News, assinalou que há 25 anos escreve sobre a atividade da Santa Sé. Ele indicou que sua nomeação "revela a necessidade de prestar atenção aos meios de comunicação desde o momento da preparação daquilo que será comunicado".

"Não sou um perito em relações públicas, mas sei o que procuram os jornalistas. Estou acostumado a seguir o mundo informativo e me considero capacitado para me dar conta das repercussões de uma palavra que se diga ou de uma notícia que se revela. Posso dizer: tomemos cuidado com isto, recordemos aquilo, etc", afirmou.

Burke esclareceu que seu trabalho consistirá em aconselhar e não terá competências sobre decisões.

Greg Burke, de 52 anos, originário de Saint Louis, Missouri (Estados Unidos) é membro do Opus Dei e trabalhou para a cadeia Fox durante 10 anos. Antes esteve trabalhando para a revista Times em Roma. Também é autor de vários livros.

Vale recordar que o último leigo estrangeiro a assumir um cargo de responsabilidade na estrutura de comunicações da Santa Sé foi o espanhol Joaquín Navarro-Valls, que foi correspondente da imprensa escrita antes que o então Papa João Paulo II o nomeasse como porta-vozda Santa Sé, cargo que ocupou por mais de 20 anos.