O Observatório para a Liberdade Religiosa e de Consciência (OLRC), pediu à prefeita de Madrid (Espanha), Ana Botella, que não declare a "Semana do orgulho gay" como uma ocasião de festejo popular pois se burla das crenças católicas da dos espanhóis, um povo que é majoritariamente católico.

Este pedido foi feito logo depois de que o OLRC soubesse, através dos meios de comunicação, que a Prefeitura de Madrid pretende declarar esta semana de celebrações da comunidade gay como data de celebração popular.

"Do OLRC queremos recordar a Ana Botella e ao resto dos madrilenhos que esta festa ano após ano faz chacota da hierarquia da Igreja Católica, assim como dos dogmas e crenças dos católicos. Portanto, vulnera o artigo 16 da Constituição Espanhola e o artigo 18 da Declaração Universal de Direitos humanos, à qual a Espanha está aderida", assinalou o Observatório em um comunicado enviado ao grupo ACI no dia 24 de junho.

O presidente do OLRC, Pedro Golmayo, pediu à prefeita e à sua equipe de Governo que deixem de "ignorar e denegrir os sentimentos religiosos de muitas pessoas, como fizeram ao não querer retirar a fotografia da exposição `Camerinos’", na qual era exibido um personagem, pretendendo assemelhar-se à imagem de Cristo, nu com um crucifixo sobre seus genitais.

Golmayo recordou que a liberdade religiosa é um direito fundamental que deve ser protegido pelos distintos governos, neste caso pelo governo da cidade de Madrid, pois "os católicos não são cidadãos de segunda classe".