O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, informou que foi nomeado como "assessor para comunicação" da Secretaria de Estado o jornalista Greg Burke, que até agora é o correspondente da Fox News network em Roma, e que assumirá em breve seu novo cargo.

"Esta nova figura terá a finalidade de acentuar a atenção que a Secretaria de Estado presta já à comunicação e se ocupará das relações com o Escritório de Imprensa e outras instituições de comunicação da Santa Sé", explicou o porta-voz.

Greg Burke, de 52 anos, é originário de Saint Louis, no estado de Missouri (Estados Unidos). É membro do Opus Dei e trabalha para a Fox News há 10 anos. Antes esteve trabalhando para a revista Times em Roma. Também é autor de vários livros. Como se recorda, o último secular (leigo) estrangeiro a assumir um cargo de responsabilidade na estrutura de comunicações da Santa Sé foi o espanhol Joaquín Navarro-Valls, que foi correspondente da imprensa escrita antes que o então Papa João Paulo II o nomeasse como porta-voz da Santa Sé, cargo que ocupou durante mais de vinte anos.