O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou este domingo, 24, que o Papa Bento XVI mantém um contínuo contato com a comissão de cardeais criada para investigar o caso da filtração de documentos reservados da Santa Sé.

"No contexto da situação criada depois da difusão de documentos confidenciais, o Santo Padre aprofunda suas reflexões em contínuo diálogo com as pessoas que compartilham com ele a responsabilidade do governo da Igreja", informou o P. Lombardi à imprensa.

Indicou que "como sabido, no sábado passado, no encontro com a Comissão cardinalícia criada para este fim e encabeçada pelo Cardeal Julián Herranz, (o Papa) pediu que o informassem de forma mais exaustiva sobre o curso das investigações".

"Esta manhã participa da reunião com os Chefes das Congregações dedicada, como de costume, às questões para a boa coordenação do trabalho da Cúria; um tema que hoje assume uma importância urgente e particular para testemunhar eficazmente a união de espírito que anima esse trabalho", acrescentou o porta-voz.

Pe. Lombardi indicou que pela tarde, o Papa "decidiu encontrar a alguns membros do Colégio cardinalício que, graças à sua grande e variada experiência de serviço à Igreja, não só no âmbito romano mas também internacional, podem intercambiar utilmente com ele considerações e sugestões para ajudar a restabelecer o desejado clima de serenidade e confiança no serviço da Cúria romana".

"Naturalmente, o Santo Padre continuará nos próximos dias suas conversações e suas reflexões, aproveitando a chegada a Roma de muitos pastores com ocasião da Festividade dos Santos Pedro e S. Paulo, que é uma oportunidade extraordinária para que a comunidade da Igreja universal se sinta unida a ele na oração, no serviço e no testemunho da fé para a humanidade do nosso tempo", finalizou.