O Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, afirmou na manhã deste sábado, 23, que o Papa Bento XVI está se reunindo com chefes de diversos dicasterios e pessoas que compartilham com ele a responsabilidade de governo da Igreja, para intercambiar considerações e sugestões que contribuam a restabelecer o clima de serenidade e confiança no Vaticano.

Na manhã de hoje, o Santo Padre se reuniu com o Arcebispo de Sydney, o Cardeal George Pell, o Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, o Presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Interreligioso, Cardeal Camillo Ruini, entre outras importantes autoridades da Igreja

O Pe. Lombardi explicou que “no contexto da situação criada depois da difusão de documentos reservados, o Santo Padre aprofunda suas reflexões em diálogo contínuo com as pessoas que compartilham com ele a responsabilidade pelo governo da Igreja”.

O porta-voz vaticano remarcou o desejo de Bento XVI de permanecer informado sobre as investigações do caso “vatileaks”, que dirige o Cardeal Julián Herranz, Presidente Emérito do Pontifício Conselho para os Textos legislativos, e destacou que neste momento é particularmente importante e urgente testemunhar de modo eficaz a união de espírito que anima à Cúria romana.

O Pe. Lombardi indicou que o Papa continuará suas conversações e reflexões com as diversas autoridades eclesiásticas nos próximos dias, aproveitando a viagem a Roma que muitos destes realizam por ocasião da Festa de São Pedro e São Paulo, que é “uma ocasião extraordinária para que a comunidade da Igreja universal se sinta unida a ele na oração, no serviço e no testemunho da fé para a humanidade de nosso tempo”.