Na noite da quarta-feira 20 de junho faleceu em Lima o Arcebispo Emérito de Cusco (Peru), Dom Alcides Mendoza Castro, à idade de 84 anos. Ele foi o Bispo mais jovem a participar do Concílio Vaticano II, com apenas 34 anos de idade.

Segundo informações da Arquidiocese de Lima, o Bispo faleceu após padecer "com fortaleza heróica um doloroso câncer".

O Corpo de Dom Mendoza foi velado em Lima, e após a missa de corpo seus restos foram transladados ao aeroporto internacional Jorge Chávez para serem transportados à cidade de Cusco, tal como Dom Mendoza desejou em vida.

As exéquias serão realizadas na Catedral de Cuzco com as honras correspondentes a sua condição de Arcebispo Emérito.

Vida e obra

Dom Alcides Mendoza nasceu em 1928 em Huancavelica, em um pequeno povoado da serra do Peru. Aos sete anos iniciou sua catequese com os missionários redentoristas com quem descobriu sua vocação ao sacerdócio.

Ingressou no Seminário Menor de Ayacucho aos 12 anos e foi ordenado sacerdote em 1951.

O Papa Pio XII o nomeou Bispo de Abancay em 1958, com 30 anos, convertendo-se no bispo mais jovem do mundo. De 1962 a 1965 participou do Concílio Vaticano II.

Em 1967 o Papa Pablo VI o nomeou Vigário Militar do Peru, cargo que ocupou até 1983, quando o Papa João Paulo II o nomeou Arcebispo de Cusco, cidade em que esteve 20 anos até que foi aceita sua renúncia por limite de idade.