Dom Javier del Rio Alba, membro do conselho de administração da Fundação Populorum Progressio, assinalou que a Cúpula de Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 que se realiza no Brasil entre os dias 20 e 22 de junho, deve pôr ênfase na dignidade humana e o senhorio do homem sobre a Criação, e não colocá-lo como "um elemento mais" da natureza.

"Infelizmente vão os anos passando, nas últimas décadas sobre tudo, e nesta cúpula se está tentando relativizar a dignidade do homem e sua importância no contexto da Criação. Hoje, na verdade, esta cúpula está tentando transmitir uma posição segundo a qual o homem seria apenas uma criatura a mais no contexto de toda a Criação, já não senhor da Criação, simplesmente um elemento mais", expressou o Prelado em declarações neste 19 de junho ao grupo ACI.

O também Arcebispo de Arequipa (sul do Peru) recordou que o homem foi posto Por Deus como centro da Criação para que a administrasse responsavelmente em benefício de todos os seres humanos. "O homem tem uma dignidade muito maior que o resto da criação que lhe vem desta identidade, deste ser imagem e semelhança de Deus", assinalou.

Por isso, rechaçou um ecologismo mal entendido que "relativiza a importância do homem e evidentemente a dignidade humana”.

“Nós como Igreja certamente não podemos estar de acordo com esta visão, é uma visão muito horizontal e limitada do que o ser humano é", asseverou o prelado.

Por isso, o bispo exortou a "as autoridades de nossos estados para que sejam especialmente cuidadosas em não aceitar este tipo de antropologia, que no final atua contra o ser humano e nossos próprios países e nações".