Bento XVI viajará à região da Emilia Romagna e se encontrará com o Bispo de Carpi, Dom Francesco Cavina, que explicou à Rádio Vaticano que "não tem palavras para expressa a emoção e a alegria".

"A visita do Santo Padre é um gesto realmente de grande afeto e de grande amor para nosso povo, nossos sacerdotes e também os nossos bispos, que enfrentam esta situação com grande fatiga –não o oculto-, e às vezes também com sofrimento, mas com a esperança de que desta tragédia, o Senhor também saiba trazer-nos o bem".

O Santo Padre chegará em helicóptero às 10:00h a San Marino di Carpi, na província de Módena onde será recebido pelo diretor do Amparo Civil italiano. Dali se dirigirá a Rovereto di Novi, atravessando a "zona vermelha", e visitando a igreja da Santa Catarina que foi gravemente danificada.

Posteriormente, saudará o Presidente da região e dirigirá umas palavras às pessoas afetadas pelo sismo. Espera-se que ao redor de 13:15h retorne à Cidade do Vaticano.

"Possivelmente, a visita do Santo Padre é justamente um destes dons que o Senhor quer nos dar, para animar-nos em nossa esperança, para gozar de um momento de alegria, de serenidade e de paz junto ao Supremo Pastor da Igreja", acrescentou Dom Cavina.

"Só posso dar as graças ao Santo Padre pela escolha que fez de vir entre nós para tocar com sua mão o sofrimento desta terra", concluiu o prelado