Vítima de um tumor cerebral e aos 80 anos de idade, faleceu ontem o querido Arcebispo Emérito de San José, Dom. Román Arrieta Villalobos, logo de dedicar inteiramente sua vida ao serviço da Igreja no país.

Conforme informou o porta-voz do Episcopado, Padre Glenn Gómez, Dom. Arrieta “é considerado um dos personagens mais relevantes na história pátria das últimas décadas”. Seu trânsito à Casa do Pai ocorreu em sua casa, em companhia de sua família.

O Arcebispo Emérito nasceu em 13 de novembro de 1924 no Santo Antonio de Belém. Em 12 de agosto de 1961, o Papa João XXIII o escolheu como primeiro Bispo da recém criada Diocese de Tilarán. Em 1979, João Paulo II o nomeou Arcebispo de São José, destacando por sua participação na promoção, educação e fortalecimento dos valores morais mais nobres do povo costarriquenho.

Conforme recordou o Episcopado, como Arcebispo, Dom. Arrieta propôs e realizou, em íntima união e colaboração com todos seus irmãos bispos da Província Eclesiástica da Costa Rica, grandes projetos já consolidados, como o fundo comum chamado Serviços Pastorais, a segurança social do clero, uma rede de emissoras católicas, a remodelação e ampliação das instalações do Seminário Central de San José, a construção do edifício da Conferência Episcopal, e a construção do edifício para o Curso Introdução do Seminário Central na Guarita de Alajuela.

O Arcebispo  sofreu uma cirurgia no dia  23 de dezembro, e desde essa data permaneceu em sua casa, mantendo uma relativa estabilidade  até seu falecimento nesta terça-feira às 17h15 - hora local-.

Seu funeral se realizará na Catedral Metropolitana de San José amanhã, quinta-feira 10 de março, às 11 horas.