Em declarações divulgadas no dia 14 de junho em Roma (Itália) pelo escritório de imprensa do Opus Dei, a primeira e única Prelatura Pessoal da Igreja Católica neste país, autoridades desta entidade explicam a natureza da figura que seria utilizada para a solução ao conflito com os lefebvristas.

A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou no mesmo dia 14 um comunicado sobre a reunião entre o bispo Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (lefebvristas) e o Cardeal William Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano.

O comunicado do Vaticano assinala que no encontro "foi entregue um bosquejo de documento que propõe uma Prelatura Pessoal como o instrumento mais adequado para o eventual reconhecimento canônico da Fraternidade".

A respeito, o escritório de imprensa do Opus Dei em Roma assinalou em um comunicado assinado pelo seu responsável, Manuel Sánchez, que "se for possível chegar à plena comunhão da Fraternidade de São Pio X com a Sé Apostólica, será uma grande alegria".

"Por isso no que se refere à configuração jurídica proposta, cabe recordar que a figura canônica da prelatura pessoal é muito ampla e permite enquadrar a realidades distintas, que têm em comum estar compostas de prelado, presbitério e fiéis que seguem pertencendo às dioceses nas que vivem. Por isso não estranho que tenha se pensado nesta solução para unir os fiéis que seguem a Fraternidade de São Pio X", explica.

A amplitude desta figura jurídica explica que, no mesmo contexto, cabe uma realidade como a do Opus Dei (que tem uma missão pastoral específica, dirigida a fomentar no meio do mundo a união com Deus e o apostolado dos fiéis, especialmente através da santificação do trabalho e da vida familiar); "e outra, como esta possível nova prelatura, na que segundo parece haveria uma jurisdição mais geral sobre os fiéis, para a administração de todos os sacramentos, no marco litúrgico anterior à reforma de Paulo VI".

"Em todo caso, como dizia ao início, será um motivo de agradecimento a Deus e ao esforço de unidade que está realizando o Santo Padre", conclui o texto.