Esta manhã, por ocasião dos eventos esportivos do verão, coomo a Eurocopa de futebol e as Olimpíadas, o Presidente do Pontifício Conselho de Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, apresentou o departamento "Cultura e Esporte", uma iniciativa para promover novos caminhos de evangelização e devolver ao esporte seu valor moral.

"Cultura e Esporte" é o novo departamento do dicastério para a cultura, e será dirigido pelos sacerdote Mons. Melchor Sánchez de Toca y Alameda -atual subsecretário do Conselho-, que trabalhará estreitamente com o Padre Kevin Lixey, encarregado da seção "Igreja e Esporte" do Pontifício Conselho para os Leigos.

As Olimpíadas são celebradas este ano em Londres de 27 de julho até o dia 12 de agosto, enquanto que os Campeonatos Europeus de Futebol estão em plenas eliminatórias e se prolongarão até o dia 1 de julho.

Em entrevista com o grupo ACI,Monsenhor Melchor explicou que o novo setor quer animar a reflexão “relativa a todo o mundo do esporte". "Para onde vai o mundo do esporte, por que surgem continuamente fenômenos de violência entre os aficionados do futebol, fenômenos de corrupção nas partidas, ou o doping? Um mundo que ficou fagocitado pelo mercado e que está asfixiando todos os valores próprios do esporte. E acredito que isto é de interesse  de toda a sociedade e queremos iniciar um debate".

A Igreja pode ajudar a combater isto porque "como dizia Paulo VI, Ela é perita em humanidade", e "tem a experiência milenar que lhe vem do evangelho, da vida dos Santos, do testemunho de grandes homens e mulheres que fecundaram a atividade humana, e entre elas o mundo do esporte", disse.

Um dos principais objetivos é formar "educadores esportivos católicos, uma figura que não existe", e que consistiria na formação de responsável pelo oratório que "não somente se ocupa de organizar os partidos de futebol e as equipes, mas também de utilizar o esporte como um caminho de evangelização", acrescentou.

Por sua parte, o Padre Lixey, indicou ao grupo ACI, que na Eurocopa e nos Jogos Olímpicos, "há muitas oportunidades nas que a Igreja também deve estar presente", e destacou como figura de esporte exemplar os jogos Paraolímpicos.

"Estas pessoas, que por qualquer razão, trate-se de acidente ou outro motivo, competem a um alto nível depois de superar obstáculos ainda maiores, e mostram de uma maneira muito evidente uma grande força de vontade, uma força muito humana que me impressiona muito", concluiu.

Na apresentação da iniciativa também esteve presente o presidente da "Fundação João Paulo II pelo Esporte", Dr. Edio Costantini, quem ofereceu também seu ponto de vista em relação às diferentes contribuições que a Igreja brinda ao mundo do esporte.