O Núncio Apostólico nos Estados Unidos, o Arcebispo Carlo Maria Viganó, assinalou que as atuais ameaças e desafios que a Igreja enfrenta, como as ameaças à liberdade religiosa, são ocasião para lutar unidos pela fé.

Assim o indicou o Prelado na reunião da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) que se reúne em sua assembléia na cidade de Atlanta, Georgia.

O Arcebispo disse ontem que os desafios atuais podem ser vistos "providencialmente, como um convite à Igreja nos Estados Unidos para adotar uma atitude de profunda comunhão com o bispo local, em filial obediência ao Sucessor de Pedro"

"Isto é particularmente certo para os religiosos consagrados da Igreja e para as instituições católicas", acrescentou.

Ao referir-se ao mandato abortista da administração Obama, que obrigará instituições católicas a pagarem seguros que incluam aborto e anticoncepcionais a partir de agosto de 2013, o Prelado afirmou que "a Igreja Católica nos Estados Unidos está vivendo um período particularmente desafiante de sua história".

Depois de assinalar que posto que tudo isto ocorre no meio do período eleitoral, o Arcebispo agradeceu aos bispos pelo seu trabalho conjunto para defender a liberdade religiosa, enfatizando que "a Igreja tem que falar com uma só voz".

"Sabemos que a tática fundamental do inimigo é mostrar que a Igreja está dividida", alertou.

Os Bispos dos Estados Unidos convocaram a uma "quinzena pela liberdade" que será realizada nas duas semanas prévias ao 4 de julho, dia da independência americana. Os eventos se realizarão em nível nacional e diocesano.

O Arcebispo Viganó disse a respeito que esta é "uma iniciativa digna de ser elogiada" e que conta com seu "total apoio". Ele mesmo indicou que "participará localmente na Arquidiocese de Washington", onde se encontra a nunciatura apostólica nos EUA.