O Diretor Geral da Rádio Vaticana, Padre Federico Lombardi, informou que a rádio do Papa, empreenderá uma nova etapa de evangelização e trocará seu sinal de onda curta para a América e a Europa por um estratégico serviço via Internet.

Da Sala de Imprensa do Vaticano, o Padre Lombardi explicou aos jornalistas, que a nova iniciativa vai economizar "centenas ou milhares de euros", e vai colaborar a cuidar do meio ambiente, já que "vai ter uma importante economia de energia".

No ano passado a Rádio Vaticana celebrou seus 80 anos, e agora "está preparada, para enfrentar uma nova etapa da sua história, confiando de forma cada vez mais a sua mensagem de serviço ao Evangelho e a Igreja às novas tecnologias da comunicação".

A partir do dia 1 de julho, o Centro Transmissor da Rádio Vaticana acabará com todas as transmissões em onda media e curta para a maior parte da Europa e das Américas, precisamente, nas regiões do mundo onde a cobertura das retransmissões da rádio e o acesso através de Internet predominam para receber os serviços da rádio.

Tendo em conta a acessibilidade dos seus serviços através das retransmissões de rádios locais, regionais e nacionais, por meio da Web, e de alguns canais via satélites, a Rádio Vaticana "acha que chegou o momento de reduzir o compromisso das transmissões com as tecnologias tradicionais de onda curta e media, transferindo assim recursos para novas direções".

Conforme informou o sacerdote, nos próximos dias os programas radiofónicos nas diversas línguas vão informando aos seus ouvintes sobre a nova situação, dando também sugestões e indicações apropriadas, para que os tradicionais radiouvintes possam recorrer aos meios alternativos disponíveis.
No decorrer dos próximos anos, se preveem novas reduções das transmissões em onda curta, "tendo sempre presente o dever de servir com especial atenção aquelas regiões e populações mais pobres ou em situações de dificuldade -em particular na África, no Oriente Médio e na Ásia-, que não têm outros meios alternativos para receber a voz do Papa e da Igreja".
O Padre Lombardi considerou também, que a transmissão internacional em onda curta e media da Rádio Vaticana desenvolveu um serviço de "valor incalculável" na história da Igreja durante o Século XX, "apoiando às populações oprimidas pela guerra e pelos totalitarismos. Ao tempo que este tipo de serviço se encaminha para seu ocaso, para deixar passo às novas tecnologias de comunicação, sentimos o dever de expressar uma profunda gratidão a quem veio dedicando-se ao mesmo com inteligência e grande generosidade, com suas forças e corações, pelo bem de inumeráveis pessoas".

Neste sentido, o Padre Lombardi explicou que a Rádio do Papa cumpre desde o ano 2001 com todas as normativas italianas para preservar a saúde das pessoas, e cumpre também com a normativa geral de todo o planeta, e desde esse ano, "temos tudo totalmente como deve ser".
Explicou que os programas da Rádio Vaticana que se emitem por satélite ou Internet, em umas 40 línguas "são retransmitidos por mil emissoras de rádio locais ou regionais na FM e na AM, em 80 países dos cinco continentes", e indicou que atualmente, pode-se acessar a eles ao vivo, "através de canais Web, on demand e em podcast, em qualquer lugar do mundo, de onde seja possível conectar com a página da Rádio Vaticana".