No meio do conflito armado que a Síria está vivendo, um grupo de milicianos radicais profanaram hoje a igreja grego-católica de São Elias no Qusayr, perto da cidade do Homs; ato que foi condenado pelos sacerdotes e pelas autoridades católicas do país.

Os milicianos forçaram a porta para ingressar na igreja, tocaram os sinos e zombaram dos símbolos sagrados com a finalidade de zombar da comunidade cristã e mostrar a sua capacidade de ação.

Conforme informou a agência vaticana Fides, os sacerdotes e as autoridades católicas condenaram o ato e expressaram sua preocupação porque isto poderia "confirmar a tentativa de alguns grupos armados de desencadear uma guerra confessional".

Uma fonte local disse a Fides que é a primeira vez durante o atual conflito que ocorre este tipo de ato "em que se atacam deliberadamente símbolos sagrados". Além disso, revelou que milhares de cristãos fugiram dos seus lares para procurar refúgio no campo ou em outras cidades da Síria.

Indicou que os poucos cristãos que ficam no Qusayr são na sua maioria pessoas de maior idade que se negam a abandonar os seus lares.