Por desígnio explícito e pessoal do Papa Bento XVI, o Cardeal Marc Ouellet, Legado Pontifício para o 50º Congresso Eucarístico Internacional que se realiza na Irlanda, reuniu-se ontem com um grupo de vítimas de abusos sexuais neste país, com quem conversou e rezou.

Conforme assinala a Rádio Vaticana, o Cardeal recebeu a este grupo no Santuário conhecido como "O purgatório de São Patrício" localizado na ilha Lough Derg, ao norte da Irlanda. No encontro também participou o Arcebispo Charles John Brown, Núncio Apostólico neste país. A reunião durou duas horas.

Na conferência de imprensa realizada ontem, informou-se que "tratou-se de um encontro privado e comovedor. O Cardeal Marc Ouellet assegurou às vítimas a proximidade da Igreja e a dor do Santo Padre Bento XVI por tudo o que aconteceu, reiterando que a Igreja está fazendo todo o possível para que estes eventos que causaram tanto horror, não voltem a repetir-se".

Conforme informa o jornal vaticano L’Osservatore Romano, o Cardeal celebrou ontem, ante centenas de fiéis, uma Missa no Santuário aonde destacou que "no contexto do Congresso Eucarístico Internacional reafirmo o esforço da Igreja Católica para criar um ambiente são para as crianças e rezo para que uma nova cultura de respeito, integridade e amor cristão prevaleçam e permeiem toda a sociedade".

O Cardeal explicou que foi o mesmo Papa Bento XVI quem pessoalmente lhe pediu que se reunisse com as vítimas de abusos sexuais e que pedisse perdão a Deus pelo período no qual ocorreram estes fatos "não só na Irlanda, mas também em todo mundo".

"Estou aqui com a intenção específica de buscar o perdão de parte de Deus e das vítimas, pelo grave pecado do abuso sexual a crianças cometido por clérigos".

O Cardeal Ouellet, que é também Prefeito da Congregação para os Bispos no Vaticano, disse que desta dramática experiência "no último decênio soubemos quanto dano e quanto desespero tais abusos causaram a milhares de vítimas".

"Soubemos também que a resposta de algumas autoridades da Igreja para estes crimes foi com frequência inadequada e insuficiente para erradicá-los, ante as claras indicações do Código de Direito Canônico. Em nome da Igreja me desculpo novamente com as vítimas, algumas das quais recebi aqui no Lough Derg".

O Cardeal repetiu logo o que o mesmo Papa Bento XVI escreveu na sua Carta aos Católicos da Irlanda quando se dirige às vítimas de abusos: "é compreensível que achem difícil perdoar ou reconciliar-se com a Igreja. No seu nome expresso abertamente a vergonha e o remorso que todos experimentamos. Ao mesmo tempo lhes peço que não percam a esperança. É na comunhão da Igreja que encontramos à pessoa de Jesus Cristo, Ele mesmo vítima de injustiça e de pecado".

A Rádio Vaticana afirma que o santuário irlandês conhecido como "o Purgatório de são Patrício", representa um percurso de purificação no arrependimento porque a "ele os católicos irlandeses se dirigem para pedir o perdão, a remissão dos seus pecados e a reconciliação com Deus".