O Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, assegurou que a Igreja não tem nada mais valioso para oferecer que a Jesus Cristo na Santa Eucaristia.

Na sua homilia durante a Missa inaugural do 50º Congresso Eucarístico Internacional, que se realiza do dia 10 ao 17 de junho em Dublín (Irlanda), o Cardeal delegado do Papa Bento XVI no evento assinalou que "nosso encontro é um ato de fé na Santa Eucaristia, o tesouro da Igreja, que é essencial para sua vida e para nossa comunhão como irmãos y irmãs em Cristo".

O Cardeal Ouellet expressou aos mais de 12.500 peregrinos reunidos no estádio Royal Dublin Sociaty que a Igreja "nutre a sua vida da Eucaristia", e "recebe a sua própria identidade do presente que é o próprio corpo de Cristo".

"Em comunhão com seu corpo, a Igreja se converte no que ela recebe: converte-se em um corpo com Ele no Espirito da nova e eterna aliança. Que grande e maravilhoso mistério!".

Durante a cerimônia inaugural, realizada na Festa do Corpus Christi, apresentou-se um desfile de bandeiras internacionais, assim como de insígnias dos diferentes condados da Irlanda, levadas junto com símbolos da fé católica.

O presidente da Congregação para os Bispos mencionou durante sua homilia à "longa tradição de fidelidade à fé católica" da Irlanda.

Para o Cardeal, a fidelidade do país "enriqueceu não só estas costas, mas também, através de seus filhos e filhas missionários, ajudou a levar o Evangelho a muitas outras e distantes costas".

Entretanto, o Cardeal Ouellet também reconheceu que este 50º Congresso Eucarístico Internacional chega numa "época turbulenta" para a Igreja na Irlanda, que sofreu recentemente pelas revelações sobre abusos sexuais cometidos por sacerdotes, em décadas passadas.

O país também enfrenta uma escassez de sacerdotes, e problemas com teólogos dissidentes.

O Cardeal Ouellet assinalou que "a Igreja na Irlanda está sofrendo e enfrenta novos e sérios desafios à fé. Conscientes destes desafios nos dirigimos a nosso Senhor, que renova, cura e fortalece a fé do seu povo".

O representante papal, que serviu como Arcebispo de Quebec entre 2003 e 2010, organizou o 49º Congresso Eucarístico Internacional nessa arquidiocese, em 2008. A experiência lhe mostrou "que um evento assim como este traz muitas bênçãos para a Igreja local e para todos os seus participantes".

O Cardeal insistiu aos fiéis reunidos no estádio de Dublín a recordar sua identidade batismal, como membro da "nova e eterna aliança" de Cristo, para aproximar-se da presença sacramental de Deus com admiração e devoção.

"Cada domingo e em cada dia de festa especial, vamos à igreja para encontrar-nos com o Senhor ressuscitado, para fortalecer nosso laço de amor com Ele ao receber a Santa Eucaristia", indicou.

Para o representante do Papa Bento XVI, "poderia ver-se com os olhos do mundo que nos reunimos por razões sociais ou pelas nossas tradições culturais e religiosas, mas, de fato, estamos chamados a nos reunir pelo próprio Senhor, que quer que sejamos um corpo com Ele, numa real e fiel aliança de amor".

"Sejamos conscientes do dom incomensurável da Eucaristia. Deus merece muito mais adoração e gratidão por este presente de amor".

O Cardeal Ouellet concelebrou a missa inaugural com o Arcebispo de Dublín, Dom Diamuid Martin; o Arcebispo de Toulouse (França), Robert Jean Louis LeGall; o Arcebispo de Toronto (Canadá), Cardeal Thomas Collins; e o presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais, Dom Piero Marini.