A Comissão Bilateral permanente entre a Santa Sé e o Estado de Israel se reuniu de maneira "positiva e construtiva" ontem, terça-feira, para prosseguir as negociações relativas ao "Acordo fundamental" entre ambos Estados.

"As negociações se desenvolveram em uma atmosfera positiva e construtiva. A Comissão fez a ata dos avanços significativos para a conclusão do Acordo", conforme informa um comunicado publicado ontem.

Do mesmo modo, o texto indica que "ambas as partes se puseram de acordo sobre os passos futuros e decidiram celebrar a próxima reunião plenária no dia 6 de dezembro de 2012 no Ministério de Assuntos Exteriores de Israel".

A delegação da Santa Sé estava encabeçada por Dom Ettore Balestrero, subsecretário para as Relações com os Estados; enquanto que a delegação de Israel esteve liderada por Danny Ayalon, vice-ministro de Assuntos Exteriores.

Em declarações a Rádio Vaticano, Dom Balestrero indicou que "é verdade que, em certos ambientes, foi discutida a assinatura do Acordo (Fundamental). Mas não estava no programa. Como já falei, houve avanços, mas ainda ficam questões por resolver".

Do mesmo modo, esclareceu que o Acordo "quer manter-se à margem das disputas territoriais" entre israelenses e palestinos. "Não se falará de Jerusalém, nem de localidades na Cisjordânia", indicou.

Dom Balestrero explicou que "o acordo que se está trabalhando se refere à vida, as atividades e o regime fiscal da Igreja em Israel".