O Papa Bento XVI afirmou que da participação dos fiéis na Eucaristia nasce e se renova a capacidade de compartilhar tanto a vida como os bens materiais, carregar o peso uns dos outros, assim como a capacidade de ser hospitaleiros e acolhedores.

Nas suas palavras que precederam a oração do Ângelus, junto a uma multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Santo Padre assinalou que a solenidade de Corpus Christi, que foi celebrada na última quinta-feira aqui no Brasil, e no domingo em diversas partes do mundo, renova cada ano "nos cristãos o gozo e a gratidão pela presença eucarística de Jesus no meio de nós".

Bento XVI destacou que a oração da adoração Eucarística "pode ser feita tanto pessoalmente, permanecendo em recolhimento diante do tabernáculo, como de forma comunitária, inclusive com salmos e cantos, mas sempre privilegiando o silêncio, para escutar interiormente ao Senhor vivo e presente no Sacramento".

O Papa também expressou sua comoção pelos numerosos templos do norte da Itália que foram gravemente danificados pelo recente terremoto na localidade da Emilia Romagna, e lamentou o fato de que "também o Corpo eucarístico de Cristo, no tabernáculo, permaneceu em alguns casos sob os escombros".

"Rezo com afeto pelas comunidades, que com seus sacerdotes devem reunir-se para a Santa Missa ao ar livre ou em grandes tendas. Agradeço-lhes pelo seu testemunho e por tudo que estão fazendo por toda a população".

Bento XVI indicou que a difícil situação pela qual passam aqueles fiéis "faz ressaltar uma vez mais a importância de estar unidos no nome do Senhor, e a força que provém do Pão eucarístico, chamado também ‘pão dos peregrinos’".

O Papa encomendou os fiéis à Virgem Maria para que, "por sua intercessão se difunda e cresça em cada comunidade eclesiástica uma autentica e profunda fé no Mistério eucarístico".

"A Virgem Maria é mestra também desta oração, porque ninguém melhor que ela soube contemplar a Jesus com um olhar de fé e acolher no coração as intimas ressonâncias da sua presença humana e divina", assinalou.