A seita islâmica Boko Haram assumiu nesta segunda-feira a autoria do atentado suicida deste domingo que causou 12 mortos em uma igreja situada na localidade nigeriana da Yelwa, no noroeste do país.

O porta-voz da organização radical, Abu Qaqa, confirmou a participação do Boko Haram em um comunicado enviado por correio eletrônico e no qual dá graças a Deus pela "vitória" que supôs "o atentado suicida contra uma igreja da Yelwa, no estado do Bauchi".

Qaqa advertiu aos meios de comunicação de que também vão sofrer atentados se derem informação falsa sobre a seita, que é responsável por vários atentados com centenas de vítimas durante os últimos dois anos.

Nesta ocasião, um terrorista suicida explodiu um carro cheio de explosivos perto de uma igreja onde a missa estava sendo celebrada. Os cristãos representam um dos alvos preferenciais para o Boko Haram, que luta pela imposição da 'sharia' ou lei islâmica.

O líder do grupo, Mohamed Shekau, justifica estas ações como uma vingança pelas mortes de muçulmanos pelos cristãos na zona central da Nigéria, onde no norte a maioria é muçulmana e no sul há o predomínio de cristãos.