Segundo informaram o Vatican Information Service e o portal oficial da Conferência Nacional dos bispos do Brasil. O Papa Bento XVI aceitou na manhã de hoje, 6 de junho, a renúncia do atual bispo de Erexim (RS), Dom Girônimo Zanandréa, e nomeou para a diocese o Monsenhor José Gislon, atualmente Definidor Geral da Ordem dos Frades Capuchinhos, em Roma, Itália.

Monsenhor Gislon nasceu em 1957, no distrito de Gustavo Richard (SC). Ingressou no Seminário Santa Maria, dos Freis Capuchinhos, em Engenheiro Gutierrez, Irati (PR), em 1978. Ingressou no noviciado em 1981, no Convento Nossa Senhora das Mercês, e emitiu os primeiros votos em 1982. Frequentou o curso de Filosofia nos dois anos seguintes, no Instituto de Filosofia do IPAS, e Teologia, no mesmo local, em 1984.

Foi ordenado sacerdote, em 28 de maio de 1988, em Uraí (PR) e frequentou a Universidade Gregoriana de Roma e recebeu o mestrado em História da Igreja.

Em 2005 foi eleito ministro Provincial de São Lourenço de Brindes, do Paraná; Santa Catarina e Paraguai. Em 2006 foi eleito Definidor Geral. Como Definidor, acompanhou o Ofício de JPE da Ordem e foi presidente da Comissão Internacional de Solidariedade Econômica da Ordem.

Para o governo da diocese de Erexim, que conta com 168,800 católicos, Dom Gislon contará com a ajuda 64 sacerdotes, 15 diáconos permanentes e 133 religiosos.