O Delegado Pontifício para a Legião de Cristo, Cardeal Velasio De Paolis, enviou uma carta aos consagrados e consagradas do Regnum Christi na qual anunciou-lhes a promulgação do Regulamento provisório que regerá a entidade a partir do dia 1 de junho.

A carta, com data 27 de maio, explicou que "trata-se de um Regulamento provisório enquanto não haja os novos Estatutos que substituirão completamente os ‘Estatutos do Movimento Regnum Christi’ atualmente em vigor, aprovados pela Santa Sé no dia 26 de novembro de 2004".

A qualidade de “Provisório” “significa que este seguirá em vigor até que não seja promulgado um novo texto aprovado pelos órgãos de governo competentes", precisou.

Do mesmo modo, a carta explicou que se trata de um texto "simplificado e provisório, extrato dos dois textos citados: ‘Estatutos e regulamentos do Movimento Regnum Christi’ e dos ‘Princípios e normas dos membros consagrados do terceiro grau feminino do Movimento Regnum Christi’".

"Estamos seguros de que o texto, embora reduzido, será suficiente para constituir um ponto de referência preciso para regular sua vida interna. Se em relação com uma determinada matéria faltar uma expressa disposição normativa, dever-se-á recorrer aos Responsáveis gerais, quem a sua vez, escutado o Delegado Pontifício, darão as oportunas indicações", indicou.

Do mesmo modo, indicou que "tal e como se indica na Introdução do Regulamento, neste período continuam em vigor as normas que regulam aspectos importantes de sua vida: o governo do Regnum Christi, as obras de apostolado e a administração. Para estes assuntos será necessário fazer referência às normas vigentes. Isto vale também para os Responsáveis e as Responsáveis territoriais. Naquilo que se refere à vida interna será aplicado o Regulamento".

O Cardeal De Paolis convidou os consagrados e consagradas "a acolherem este Regulamento com espírito de fé. Ele quer ser uma guia para praticar o Evangelho. A observância das normas deverá brotar de vossa consagração, quer dizer, do amor que o Espírito Santo infunde em vosso coração e que vos impulsiona a seguir mais de perto a Cristo pobre, casto e obediente, e a comprometer sua vida na realização de seu Reino".

"Portanto, promulgo o Regulamento para os membros consagrados do Regnum Christi, ao mesmo tempo que envio, por utilidade, o elenco das Faculdades dos Responsáveis pelos consagrados", finalizou.