Em sua última carta pastoral, o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, pediu aos espanhóis votar no próximo domingo nas eleições parlamentares européias a favor de uma União Européia “sem enganos e a partir da verdade”, na qual se reconheça as raízes cristãs do continente.

Dom García-Gasco revelou ter observado “com grande tristeza” a presença de partidos com representação parlamentar que fazem do lacismo “uma bandeira destas eleições européias”. Trata-se de um fenômeno que “pretende ignorar o fato religioso em sua dimensão pública, limitando-o a uma questão privada, particular e quase secreta, da qual é melhor não falar em público”.

O Arcebispo afirmou que “queremos construir a União Européia a partir da verdade” e lembrou que “nas origens históricas da Europa, está o fato da presença do cristianismo”, pelo que “exclui-lo do texto constitucional europeu falsifica a  história e é impróprio dos que legislam com mentalidade democrática”.

“Propugnar a omissão das raízes cristãs da Europa é um exercício abusivo do poder, uma imposição dos critérios laicistas de alguns frente à liberdade religiosa de todos”. Em conseqüência, “quem silencia o cristianismo nas origens da Europa opta pelo engano contra a verdade”, afirmou.

Por tudo isso, o Prelado apelou ao “sentido da responsabilidade” para que os eleitores votem  com consciência e congruência cristã” e lembrando que “votar é uma magnífica oportunidade que nos oferece o sistema democrático de demostrar nossas convicções”.

Nos comícios europeus, os católicos “poderão contribuir para que se ralize o sonho do Papa João Paulo II de construir a União Européia com homens e mulheres comprometidos com  uma sociedade que defende o direito à vida, a família, o meio ambiente, o bem comum, a educação e a cultura”.

Finalmente, o Arcebispo propôs uma Europa “em paz, segurança e liberdade,  que acolhe ordenadamente os estrangeiros e se preocupa com a justiça no mundo” e afirmou que “nessa Europa irá se refletir o rosto de Deus”.