Segundo informaram hoje o Vatican Information Service e o site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Papa Bento XVI, nomeou hoje, 30 de maio, o padre Jeremias Antônio de Jesus, atualmente pároco da Paróquia Cristo Rei, na cidade de Atibaia (SP) como novo bispo para a diocese de Guanhães, no estado de Minas Gerais.

Monsenhor Jeremias nasceu em Atibaia, no dia 27 de maio de1966. Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano “Bom Jesus”, em Aparecida (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo (SP).

Enquanto sacerdote, monsenhor Jeremias Antônio de Jesus foi reitor do Seminário Maior Imaculada Conceição, na cidade de Caieiras (SP); vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, também em Caieiras; Administrador Paroquial das Paróquias de São Sebastião e São Pedro Apóstolo, em Atibaia; Responsável pela Escola de Teologia para Leigos, também em Atibaia; professor de Metodologia Científica e Língua Portuguesa no Seminário propedêutico, em Bragança Paulista (SP) e Vigário Forâneo da Forania de Atibaia, informou a CNBB.

Criada em 24 de maio de 1985 pela Bula Pontifícia RECTE QUIDEM, do Papa João Paulo II, tendo seu território desmembrado da arquidiocese de Diamantina e das dioceses de Governador Valadares e Itabira-Fabriciano; a diocese de Guanhães foi instalada solenemente a 1º de maio de 1986, pelo então Núncio Apostólico no Brasil, dom Carlo Furno, que no mesmo dia, deu posse ao primeiro bispo de Guanhães, dom Antônio Felippe da Cunha.

A diocese de Guanhães localiza-se na região leste de Minas Gerais, pertence à Província Eclesiástica de Diamantina e ao Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais). Geograficamente, limita-se com as dioceses de Governador Valadares, Itabira-Fabriciano e Sete Lagoas, além da arquidiocese de Diamantina e da diocese de Teófilo Otoni, todas em Minas Gerais. Sua superfície é de 15.542, 3 km² e tem uma população de aproximadamente 263.472 habitantes, distribuídos em 30 municípios, dos quais 27 são paróquias.

O bispo-eleito contará com a ajuda de 26 padres e 16 religiosos para o governo da diocese.