O Papa Bento XVI nomeou hoje a Dom Samuel J. Aquila, até agora Bispo de Fargo, como novo Arcebispo de Denver nos Estados Unidos.

Dom Aquila é o sucessor de Dom Charles Chaput, que deixou a arquidiocese de Denver após 14 anos para assumir por encargo do Santo Padre, a arquidiocese da Filadélfia que lidera desde setembro do ano passado.

O novo Arcebispo de Denver nasceu no dia 24 de setembro de 1950 em Burbank, Califórnia. Foi ordenado sacerdote no dia 5 de junho de 1976. Serviu em distintas paróquias durante 11 anos.

Foi diretor do Escritório de Liturgia e Mestre de cerimônias na arquidiocese de Denver entre 1990 e 1995. Depois foi o primeiro Reitor do Seminário St. John Vianney. No ano 2000 foi nomeado Monsenhor pelo Papa João Paulo II.

Foi nomeado Bispo Coadjutor de Fargo no dia 12 de junho de 2001, recebendo a ordenação episcopal no dia 24 de agosto desse mesmo ano. Sucedeu automaticamente a Dom James Sullivan em março de 2002.

Em declarações ao Grupo ACI, Dom Samuel Aquila destacou que "jamais sonhei que voltaria aqui. E no plano providencial do Pai e no seu amor, sou agora o Arcebispo". "É impressionante", adicionou.

Depois de comentar que esta nomeação lhe gera um sentimento "agridoce" porque deixa um lugar que se converteu no seu lar por 11 anos, Dom Aquila indicou que "quero seguir todo o trabalho feito por meus dois (bispos) predecessores".

O Arcebispo eleito disse, em referência à comunidade latina que se localiza na zona norte do Estado do Colorado, que "sempre amei" os latino-americanos.

"Certamente quero seguir apoiando-os, promovendo-os na sua fé e cultura, em sua vida familiar para que a fortaleçam em Cristo assim como em suas práticas devocionais", adicionou.

Logo depois de assinalar que "preciso melhorar meu espanhol", o Prelado afirmou que os latinos "seguem integrando-se nos Estados Unidos e trazem grandes dons, especialmente na área da vida familiar e da fé".

Dom Samuel Aquila tomará posse da Arquidiocese de Denver no dia 18 de julho na Catedral da Imaculada Concepção.

Novo Bispo para Buffalo

O Papa também nomeou hoje a Dom Richard Joseph Malone, até agora Bispo de Portland, como novo Bispo de Buffalo, no estado de Nova Iorque. Ele sucede assim a Dom Edward Urban Kmiec, cuja renúncia foi aceita por ter chegado ao limite de idade de 75 anos estabelecido pelo Código de Direito Canônico.

Dom Malone nasceu no dia 19 de março de 1946 em Salem, Massachusetts. Foi ordenado sacerdote no dia 20 de maio de 1972 para a arquidiocese de Boston.

Foi designado Bispo Auxiliar de Boston no dia 27 de janeiro de 2000, recebendo a ordenação episcopal no dia 1º de março desse mesmo ano.

No dia 10 de fevereiro de 2004 foi designado Bispo de Portland.