Cerca de 604 mulheres sem recursos receberam um emprego graças às gestões do Cáritas Diocesana de Valência e o Instituto Secular das Operárias da Cruz.

A agência AVAN publicou os dados do Cáritas com motivo do Dia Internacional da Mulher. Informou-se que as mulheres beneficiadas realizam, desde 2004, trabalhos domésticas.

Do total, informou-se que 176 mulheres, entre 18 e 55 anos de idade, foram formadas pelas religiosas das Operárias da Cruz em tarefas de limpeza, cozinha espanhola, engomado e tecido, assim como no cuidado de doentes, anciões e meninos.

As beneficiadas provêm em sua maioria da Bolívia, Romênia, Bulgária e Nigéria, carecem de recursos e revistam ter família a cargo.

Além disso, segundo os dados proporcionados, outras 400 mulheres receberam atenção nos diferentes projetos do Cáritas, que consistem em promoção do emprego e formação integral.

Do mesmo modo, informou-se que o programa “Jere Jere” que promove esta entidade para resgatar a mulheres da prostituição, realizou em 2004 um total de 2471 intervenções. Atualmente atende a cerca de 100 mulheres que recebem ajuda e orientação nas áreas de saúde, trabalhista, jurídica e formação.

Fontes indicaram ao AVAN que “a situação da mulher nas realidades de pobreza se vê acentuada por uma tripla exclusão: a vital, a econômica e a social”.