A líder do grupo Damas de Branco "Laura Pollán", Berta Soler, pediu ao Arcebispo de Havana (Cuba), Dom Jaime Ortega, que interceda para que este grupo dissidente seja recebido em uma audiência pelo Papa Bento XVI.

Em declarações à agência EFE, Soler disse que entregaram uma carta ao Chanceler do Arcebispado de Havana, Mons. Ramón Suárez Polcari, durante a entrevista que tiveram na sexta-feira. Ela indicou que na missiva "estamos solicitando que o Cardeal interceda ante o Santo Padre para conceder que uma representante das Damas de Branco tenha uma audiência no Vaticano".

Entretanto, disse que o Chanceler não foi receptivo nesse momento porque afirmou que se elas não obtiveram permissão para participar nas Missas do Papa em Cuba, não a teriam para ir ao Vaticano.

Do mesmo modo, Soler informou que na quarta-feira tiveram um encontro com o Presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, Dom Dionisio García, que foi "muito receptivo" ao pedido.

Berta Soler  entregou ao bispo o regulamento das Damas de Branco e uma lista de 64 presos políticos, que inclui 14 libertados com prisão domiciliar, "pelos quais nós pedimos".