O novo Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Ricardo Blázquez, expressou sua esperança de que as reticências com as que foi recebida sua eleição à frente do Episcopado desapareçam tal como aconteceu quando foi nomeado Bispo de Bilbao.

Em seu primeiro encontro com a imprensa, Dom Blázquez assinalou que para ele foi uma surpresa a nomeação, mas que o assume com o espírito e as palavras da Santa Teresa de Ávila, “nada te turve”.

O Prelado agradeceu aos bispos pela confiança que lhe manifestam e reafirmou sua “comunhão cordial, profunda e afetiva” com o Papa João Paulo II, a quem agradeceu “seu rico e enfermo ministério” e sua “entrega sem reservas à missão que Deus lhe confiou”.

Sobre as relações Igreja-Sociedade, o Prelado recordou as palavras pronunciadas por seu predecessor, o Cardeal Antonio María Rouco, durante a abertura da Assembléia Plenária, onde assinalou que “o Papa nos confirmou em nossos planos apostólicos de serviço à vida sacramental de todos os fiéis, de atenção paternal e fraternal aos sacerdotes, e, em especial, aos jovens e aos laicos presentes nos diferentes âmbitos da vida pública”.

Acrescentou que para os bispos “é primitivo conservar e acrescentar” a unidade dos cristãos, porque “não há outro caminho para obter o fruto desejado das iniciativas pastorais mais apropriadas às novas realidades”.

Para o Dom Blázquez, as palavras do Papa “nos estimulam a prestar nosso serviço à sociedade e à comunidade política pelos caminhos da verdade, da compreensão e a caridade evangélicas, do diálogo e do espírito de cooperação sincera ao bem comum”.

Sobre a disciplina de religião, Dom Blázquez enfatizou que os pais de família têm o direito a escolher a educação de seus filhos de acordo a seus princípios. Recordou que assim está regulado nos Acordos Igreja-Estado e que dentro desse marco se deve encontrar a “forma mais satisfatória”.

Finalmente, ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Presidente do Episcopado espanhol, expressou seu respeito e apoio a todas as mulheres que trabalham a favor de sua dignidade.