Marcando o fim do Tempo Pascal, milhares de fiéis da arquidiocese do Rio de Janeiro se reuniram no santuário da Penha para celebrar a solenidade de Pentecostes e acolher os patronos e intercessores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 anunciados pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Entre os nomes escolhidos estão santos e beatos jovens dos cinco continentes e do Brasil como São Frei Galvão e a Beata Irmã Dulce.

Em sua homilia, Dom Orani lembrou que a data de divulgação foi marcada porque é o Espírito Santo que torna possível a santidade entre os homens. Segundo o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, patronos são os santos considerados pais espirituais dos jovens peregrinos.

A escolha deles foi pautada pelo tema e espírito da Jornada, além da identificação deles com o Brasil e o Rio de Janeiro. Com grande alegria, Dom Orani anunciou os nomes de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, São Sebastião, Santo Antônio de Santana Galvão, Santa Teresinha do Menino Jesus e o Beato João Paulo II.

Já através dos intercessores a Igreja convida a que todos os jovens a imitarem uma virtude aparente de cada um deles.  Eles representam jovens dos cinco continentes. São eles: Santa Rosa de Lima, fidelidade; Santa Teresa de Los Andes, contemplação; Santa Laura de Vicuña, pureza; Beato José de Anchieta, apostolado; Beata Albertina Berkenbrock, virtuosidade na vivência dos valores evangélicos; Beata Chiara Luce Badano, toda entregue a Deus; Beata Irmã Dulce, embaixadora da caridade; Beato Adílio Daronch, amigo de Cristo; Beato Pier Giogio Frassati, amor ardente aos pobres e a Igreja; Beato Isidoro Bakanja, mártir do escapulário; Beato Ozanam, servidor dos mais pobres; São Jorge, combatente do mal; Santos André Kim e companheiros, mártires da evangelização.

O arcebispo ressaltou ainda que os santos intercessores e patronos são provas de que a santidade é possível. “Eles são homens e mulheres que se deixaram conduzir pelo Espírito Santo. São conhecidos como testemunhas de Jesus Cristo. Viveram intensamente a felicidade de seguir a Cristo”, disse.

A divulgação gerou grande expectativa entre os jovens. Selene Ferreira contou que ficou na torcida para que Santa Teresinha fosse escolhida. Ela disse que chegou a desanimar ao acompanhar a fan page da JMJ e não ver a santa de devoção. Quando enfim divulgaram a lista, ela comemorou. “Sabia que ela ia entrar! Viva a nossa amiga! Viva a florzinha do Carmelo!”, postou em sua conta no twitter.  

Outra que ficou na expectativa foi Beatriz Salomão. Ela torceu para que o Papa João Paulo II fosse um dos nomes divulgados. “Torci por ele por ter sido o idealizador da Jornada e pelo contato dele com os jovens”, disse.

Para saber mais sobre cada um dos interessores e dos patronos da próxima Jornada Mundial da Juventude, visite o portal oficial do evento em: http://www.rio2013.com/pt/a-jornada/patronos-e-intercessores