Neste domingo, 27, durante a missa de Pentecostes celebrada pelo arcebispo metropolitando de São Paulo, o cardeal Odilo Scherer às 15h, na Catedral da Sé, a Arquidiocese de São Paulo fez o lançamento do hotsite da Semana Missionária que antecede a JMJ Rio 2013.

Segundo recorda a Arquidiocese no seu portal oficial “a Semana Missionária corresponde aos dias que antecedem à realização da Jornada Mundial da Juventude – e que, até a edição espanhola, eram conhecidos como “Dias nas Dioceses” ou, simplesmente, “Pré-Jornadas””.

No Brasil, o Pontifício Conselho para os Leigos (organismo do Vaticano responsável pela realização da JMJ) acolheu a sugestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que esses dias que antecedem à JMJ recebam o nome de “Semana Missionária”.

Na Arquidiocese de São Paulo, a Semana Missionária vai acontecer entre os dias 17 e 21 de julho de 2013 e deve receber mais de 30 mil peregrinos estrangeiros. Sendo São Paulo uma das cidades mais cosmopolitas do país, o site terá uma versão em inglês e em espanhol que ajudarão peregrinos de todo o mundo que escolham passar a Semana Missionária na capital paulista a encontrar informação sobre o evento e sobre a JMJ.

O site em uma seção recorda ainda que JMJ no Brasil foi pedida ao Papa no Pacaembu em 2007.

“Em 2013, a cidade do Rio de Janeiro vai acolher a 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude. O pedido ao papa Bento 16 foi feito aqui na Arquidiocese de São Paulo, durante encontro do pontífice com a juventude brasileira no estádio do Pacaembu, no dia 10 de maio de 2007”, recorda o recém-criado hotsite.

O pedido, oficializado pelo então bispo referencial do Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro – hoje presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – foi, segundo registro do Jornal arquidiocesano "O São Paulo", muito aplaudido pelos jovens.

Na ocasião, dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, saudou o papa manifestando a alegria pelo encontro do pontífice com os jovens do Brasil.
"Queira, santo padre, abençoar a nossa juventude, seja bem-vindo! Estamos muito felizes com sua visita e queremos que se sinta em casa". Bento XVI falou carinhosamente aos 40 mil jovens no Pacaembu, lembra ainda o site.

Com o lançamento do hotsite, São Paulo também inicia campanha para cadastrar voluntários e famílias acolhedoras e poderá ser acompanhado também nas redes sociais Facebook e Twitter.

Para visitar o novo site, visite: www.prejmjsp.com