Em seu discurso prévio à oração do Regina Caeli, diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI afirmou que "o Espírito Santo, em meio à história, às áridas derrotas, abre os corações para a esperança, estimula e favorece em nós o amadurecimento interior no relacionamento com Deus e com o próximo".

O Santo Padre assinalou que "o Espírito que “falou por meio dos profetas”, com os dos da sabedoria e da ciência continua a inspirar mulheres e homens que se empenham na busca pela verdade, propondo caminhos originais de conhecimento e de aprofundamento sobre o mistério de Deus, sobre o homem e o mundo".

Bento XVI também expressou sua alegria por anunciar que no dia 7 de outubro de 2012, terá início a Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos, proclamará como Doutores da Igreja São João de Ávila e Santa Hildegarda de Bingen.

O Papa explicou que embora ambas testemunhas da fé viveram em períodos históricos muito diferentes, "a santidade de vida e a profundidade da doutrina são perenemente atuais: a graça do Espírito Santo, de fato, os projetou nessa experiência de penetrante compreensão da revelação divina e de inteligente diálogo com o mundo que constituem o horizonte permanente da vida e da ação da Igreja".

"Hildegarda foi monja beneditina no coração da Idade Média alemã, autêntica mestra de teologia e profunda estudiosa das ciências naturais e da música. João, sacerdote diocesano nos últimos anos do renascimento espanhol, participou do processo de renovação cultural e religiosa da Igreja e da sociedade no alvorecer da modernidade", indicou o Santo Padre.

Ao concluir seu discurso, Bento XVI invocou a intercessão de Santa Maria, para que "a Igreja seja potentemente animada pelo Espírito Santo, para testemunhar Cristo com franqueza evangélica e aberta sempre mais à plenitude da verdade.".