O Papa Bento XVI concede a indulgência plenária aos católicos em qualquer lugar do mundo que rezem em família e cumpram alguns requisitos adicionais, por motivo do Encontro Mundial das Famílias que será realizado de 30 de maio a 3 de junho em Milão (Itália).

Como de costume nestas grandes celebrações, o Santo Padre concede a indulgência aos participantes do evento. A novidade esta vez está em que este dom pode ser agora obtido de qualquer parte do planeta.

A indulgência plenária poderá ser obtida por aqueles que, sem estar em Milão, unam-se espiritualmente aos fiéis nessa cidade italiana e rezem, em família, as orações Pai Nosso e o Credo, além de "outras devotas orações", especialmente quando forem transmitidas por rádio ou televisão as palavras do Papa no evento.

Isto deve ir acompanhado das habituais condições gerais: confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração pelas intenções do Papa.

Assim o assinala o decreto publicado no dia 25 de maio em latim e italiano pelo Penitenciário Mor da Santa Igreja Romana, o Cardeal português Dom Manuel Monteiro do Castro.

O decreto indica que "concede-se indulgência plenária sob as habituais condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre) aos fiéis que, com o ânimo de separar-se de qualquer pecado, participem devotamente em alguma função durante o mencionado Encontro Mundial das Famílias, assim como em sua solene conclusão".

"Além disso se concede-se a indulgência parcial aos fiéis nas mesmas condições, com o coração arrependido, que orem no tempo indicado pelo bem da família", indica o texto.

O decreto assinala também que o Papa decidiu outorgar estas indulgências para que as pessoas "verdadeiramente arrependidas e estimuladas pela caridade se dediquem à santificação da família, seguindo o exemplo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José".

O 7º Encontro Mundial das Famílias se celebra este ano sob o tema "A família, o trabalho e a festa".

O decreto divulgado nesta sexta-feira assinala que o evento procura "indicar como conciliar da melhor maneira possível as exigências da família com as do trabalho e os dias de festa, de maneira especial no domingo, Páscoa semanal, e dia do Senhor e do homem, dia da família e da comunidade".