Vários bispos dos Estados Unidos explicaram que os recentes processos apresentados por 43 organizações católicas contra o mandato abortista da administração Obama, entre as quais estão as arquidioceses de Nova Iorque e Washington, representam o amplo espectro católico em nível nacional.

O Arcebispo de Atlanta e ex-presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom Wilton D. Gregory, explicou que os julgamentos "representam um esforço consertado para exemplificar o amplo espectro das instituições católicas que são diretamente afetadas pelo mandato".

Dom Gregory se referiu assim ao mandato da Secretaria de Saúde e Serviços Humanos, liderada por Kathleen Sebelius, uma católica do Kansas cujo bispo proibiu de receber a comunhão devido às suas políticas de apoio ao aborto, que obrigará desde agostos de 2013 a que as instituições vinculadas à Igreja paguem seguros que cubram a anticoncepção e fármacos abortivos.

O Prelado disse além que embora muitas outras organizações católicas "podem unir-se à ação legal" em que estão imersas 12 dioceses do país, o mais importante a oração e o apoio concreto a iniciativas para proteger a liberdade religiosa.

Em uma declaração de 23 de maio e sem fazer parte destas 12 dioceses que processaram a administração Obama, o Arcebispo disse que apóia o esforço de seus irmãos bispos e advertiu que até agora não se chegou a nenhum acordo com o governo sobre este tema.

O Prelado escreveu além disso, uma carta que será lida nas Missas do domingo "para mostrar que apoiamos" os processos, indicou ao grupo ACI a diretora de comunicações do Arcebispado de Atlanta, Pat Chivers.

Chivers disse também que parte da estratégia é não que todas as dioceses processem o governo, mas que aqueles que apresentaram os recursos ofereçam uma ampla representação das preocupações, situações e interesses em todo o país.

Dom. George V. Murry, Bispo de Youngstown (Ohio) está de acordo com esta opinião. "Os demandantes particulares neste juízos foram escolhidos por um conselho legal na Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos já que representam as dioceses e as instituições católicas em toda a nação", explicou.

Dom. Murry disse além que sua diocese "apóia totalmente" as ações legais para defender a liberdade religiosa que é "pedra angular dos direitos humanos básicos que é ademais necessária para o florescimento de uma sociedade justa".

O Arcebispo de Cincinnati, Dom Dennis M. Schnurr também compartilha esta perspectiva. Em sua opinião, sendo Pastor de uma diocese que não processou, não é necessário "que cada diocese apresente um processo para que seja algo efetivo para eles".

"Aquelas entidades que processam o governo refletem uma ampla gama de instituições católicas e juntos representam a variedade de assuntos, impactos, conseqüências econômicas e fatos divergentes que existem entre as organizações católicas no país", disse.

Finalmente o prelado disse que apóia os juízos e afirmou que o litígio se converteu "na única maneira que resta para lutar pela liberdade religiosa que é um direito constitucionalmente protegido".