Instituído na noite desta quarta-feira, 23 de maio, em uma cerimônia no Palácio São Joaquim, residência do presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o Conselho da JMJ Rio 2013 está composto por cerca de 30 pessoas das mais variadas áreas de atuação, como juristas, empresários e educadores, com o objetivo de acompanhar e apoiar no trabalho desenvolvido pelo COL  e os seus distintos setores.

A instituição do Conselho estava já prevista no estatuto do Instituto Jornada Mundial da Juventude, forma jurídica do COL.

A abertura do evento foi feita pelo próprio Dom Orani, que falou da necessidade de toda a sociedade estar unida em prol da juventude e do objetivo da Jornada que é, entre outros, promover valores para o bem comum. “Falar da JMJ é falar da importância do jovem para o mundo de hoje e de amanhã”, disse.

Em seguida, o diretor geral do COL, monsenhor Joel Portella Amado, destacou os pontos fundamentais da organização da Jornada e apresentou os setores de trabalho do Comitê. Os responsáveis por cada setor, como voluntariado, hospedagem, atos centrais, relações institucionais, hospedagem, cultura, entre outros, explicaram um pouco do mecanismo operacional de cada um deles.

Dom Orani concluiu a apresentação ressaltando o que se espera do Conselho recém-criado e as formas específicas de colaboração. Os presentes fizeram questão de afirmar o compromisso de não só colaborarem com orientações, mas de trabalharem ativamente para que a Jornada alcance pleno êxito em todas as áreas de atuação.

“O momento nosso histórico exige exatamente a união de forças. Acho que é fundamental porque o ideal a ser almejado é um ideal muito nobre, muito digno. Agora é o momento de juntar-nos, em torno desse grande ideal, sejam pessoas que tenham mais influencia na sociedade, sejam pessoas que tenham as expertises nas diferentes áreas, por isso a razão do Conselho, formado por pessoas de diferentes áreas do conhecimento que possa colaborar com a Igreja no sentido de buscar caminhos para que a Jornada seja realmente um sucesso. Acho que esse é o sonho de todos nós”, afirmou padre Josafá Siqueira, reitor da PUC- Rio em declarações reunidas pelo portal oficial da Jornada www.rio2013.com.

“Como educador me sinto não só honrado, mas com um desafio pela frente, que quero enfrentar com todas as minhas forças, para poder colaborar com o êxito da Jornada Mundial da Juventude. É um momento muito importante para, nesse mundo tão conturbado o mundo como o que vivemos tenhamos um momento de reflexão para pensarmos um mundo melhor, em uma convivência pacífica”, ressaltou Carlos Serpa, presidente da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio.