Os católicos do mundo celebram hoje a Virgem Maria sob o título de Maria Auxiliadora, uma devoção que tem sua origem em 1814 quando o Papa Pio VII ofereceu à Mãe de Deus declarar esta festa tendo sido libertado da prisão ordenada por Napoleão.

Inexplicavelmente o Pontífice foi libertado em Paris e pôde voltar para Roma no 24 de maio. Por essa razão decidiu que a festa de Maria Auxiliadora fosse celebrada nessa data.

Em 1860 a Virgem apareceu a São João Bosco, fundador da Família Salesiana, e lhe disse que queria ser honrada com o título de "Auxiliadora", para o qual assinalou um lugar onde fosse construído um templo em sua honra na cidade de Turim, na Itália.

Daquele santuário começou a estender-se pelo mundo a devoção à Mãe de Deus sob o título de Auxiliadora, concedendo incontáveis graças.

Em diversos países do mundo se celebra hoje Maria Auxiliadora, como na Argentina, onde há 69 anos se realiza uma peregrinação ao seu Santuário na cidade de Córdoba, na qual fiéis de todo o país chegam a pedir e agradecer os favores da Virgem.

No México, dedicam-se solenes cultos à Mãe de Deus, Missas e procissões, enquanto que na Espanha o passo das relíquias de Dom Bosco até o início de novembro deste ano realça ainda mais as celebrações.

Este percurso começou em 2009, e concluirá em 2015 para comemorar o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco. Pela festa da Virgem, o Bispo de Córdoba (Espanha), Dom Demetrio Fernández, presidirá a Eucaristia no Colégio dos Salesianos.

De igual maneira hoje se celebra a Jornada Mundial de Oração pela Igreja na China, estabelecida pelo Papa Bento XVI no ano 2007. A celebração de Maria Auxiliadora, Padroeira da China, uma festa particularmente vivida nesse país asiático em lugares como o Santuário do She Shan no Shanghái.
A comunidade católica Chinesa em Nova Iorque, nos EUA, realizou uma procissão com a imagem Nossa Senhora Auxiliadora no dia 6 de maio no bairro de Flushing, onde rezaram pelo seu país de origem.