Com motivo do 95º aniversário da aparição de Nossa Senhora de Fátima, Paolo Gaetani, um estudioso especialista sobre o tema, animou seguir cultivando a mensagem da Virgem que "salvou a vida do Beato João Paulo II".

Numa entrevista ao grupo ACI, Gaetani indicou que "a mensagem da Virgem de Fátima é a oração e a penitência para obter a conversão dos pecadores".

Ao recordar o ataque feito pelo turco Mehmet Ali Agca contra o Beato João Paulo II, -no dia 13 de maio de 1981, Solenidade de Nossa Senhora de Fátima-, Gaetani afirmou que a Virgem de Fátima salvou a vida do Papa polonês.

Dois anos depois do atentado, João Paulo II visitou seu agressor na prisão da Rebibbia, conversou com ele e o perdoou.

"Aconteceram algumas particularidades - assinalou Gaetani-, pela quais se confirmou a intervenção da Virgem, por exemplo, a bala que atingiu o Papa foi introduzida na coroa da Virgem, que foi construída após o atentado com o ouro doado pelos fiéis, e ajustou-se exatamente no centro da coroa, sem nenhum tipo de retoque".

Além disso, "enquanto João Paulo II se recuperava no hospital pediu imediatamente a intercessão da Virgem de Fátima e pediu orações a Irmã Luzia –uma das pastorzinhas que esteve nas aparições-, ela fez sacrifícios enormes e lhe salvou a vida".

Gaetani foi o encarregado em dirigir a exposição da réplica peregrina da Virgem de Fátima em Roma, que ocorreu do dia 13 ao 20 de maio. Durante toda a semana a imagem foi venerada por milhares de fiéis na Igreja de Santa María delle Grazie alle Fornaci, a igreja mais próxima à Basílica de São Pedro do Vaticano.

Para a ocasião, diferentes cardeais e bispos celebraram a Santa Missa e os fiéis rezaram o Terço e celebraram diversas catequeses dedicadas à proteção da família, dos doentes, dos grupos paroquiais, dos jovens e da vida consagrada, estas catequeses eram seguidas pela adoração eucarística.

Diferentes personalidades assistiram ao evento, entre eles o Presidente do Governo da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello; o Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella; os Cardeais Christoph Schönborn e Prosper Grech, e os Bispos Auxiliares de Roma, Dom Benedetto Tuzia e Dom Lorenzo Leuzzi.

O momento culminante do evento foi a renovação da consagração ao Coração Imaculado de Maria, que ocorreu todos os dias depois da missa da tarde.

Em declarações ao grupo ACI, o Pároco da Igreja de Santa María alle Fornaci, Padre Mario Castiglione, explicou que a iniciativa está sendo um êxito, "a chegada da Virgem de Fátima ajuda a aumentar acima de tudo a fé dos cristãos de Jesus Cristo".

Sete exemplares da cópia da Virgem de Fátima original, peregrinam por todo o mundo para levar uma importante mensagem "que não expressa somente a presença constante da Virgem que segue e guia ao povo Deus, mas também expressa que Ela se faz a porta voz de Deus".

Finalmente, o sacerdote animou a rezar o Santo Terço, "é muito importante, porque acima de tudo nos submerge nos mistérios de Deus". "A oração do Terço é toda uma oração evangélica que nos faz passar pela mente, pelo coração, pelas palavras e pelas vivências de Jesus Cristo segundo o Evangelho", concluiu.