Com o titulo “Em nome de Cristo, deixem-se reconciliar”, a Conferência Episcopal Boliviana (CEB), emitiu uma declaração oficial em que exorta a todos os bolivianos a deixarem de lado as “posições polarizadas e irreconciliáveis”.

O documento começa por fazer uma avaliação da situação atual do pais “todos somos testemunhas de posições e medidas radicais que provocam uma situação de incerteza geral. Os fatos recentes de pressão social e a renuncia do Presidente da Republica, refletem o momento extremo a que estamos chegando. Esta situação de dispersão política e social, põe em risco a estabilidade democrática e a própria institucionalidade do pais”.

Os Bispos advertem que “não podemos seguir com atitudes de enfrentamento que estão nos levando a borda do abismo. Basta de posições polarizadas e irreconciliáveis. Ratificamos nossa confiança no sistema democrático como o melhor espaço de convivência fraterna entre bolivianos” e agregam que “chegou a hora de retomar o dialogo e a capacidade de concentração; é necessário assumir a co-responsabilidade do grave momento que vivemos desde as organizações sociais, políticas, institucionais, nacionais e regionais, para defender o que ate hoje logramos”.

Ante a tensa situação social que se vive na Bolívia, os prelados propõem três sinais claros que podem ajudar ao estabelecimento de uma “trégua social”.

Uma “nova Atitude que nos faça ver a realidade que vivemos superando prejuízos e interesses pessoais; considerar o bem de todos, desde os valores da justiça e da verdade. Uma atitude que permita construir uma visão de futuro a partir de consensos e acordos básicos que façam viável a Nação”.

Reclamam de todos também a “capacidade de Escuta, que a partir do principio da tolerância, tome em conta as vozes de todos e em especial dos setores mais vulneráveis, que são vitimas diretas da crise que vivemos. As boas decisões devem tomar em conta o bem estar e interesse de todos¨.

E, finalmente, exortam ao “desprendimento sincero de todos os atores sociais e políticos do pais, que permita passar das posições encontradas expressas em atrasos de decisões, medidas de pressão ou bloqueio a abertura e capacidade de ajuste”.

Os Bispos bolivianos terminam o comunicado expressando sua “firme convicção e confiança em que o povo boliviano será capaz uma vez mais de superar estas dificuldades, conquistando uma maior maturidade e cultura democrática, que nos permita contribuir a uma paz duradoura, baseada na justiça, verdade, solidariedade e amor”.