Em uma contundente vitória pró-vida, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução que exorta aos paises membros a proibirem todo tipo de clonagem humana. A votação terminou finalmente assim: 84 votos a favor, 34 contra e 37 abstenções.

A resolução final exorta a todos os estados a adotarem uma legislação que proíba a clonagem humana com fins reprodutivos ou terapêuticos por ser “incompatível com a dignidade humana e a proteção da vida da pessoa humana”.

O texto também reclama que os paises membros adotem “com urgência todas as medidas legislativas necessárias para proteger adequadamente a vida humana na aplicação da ciência”, e proíbe “o recurso de técnicas de engenharia genética que possam ser contrarias à dignidade humana”.

O debate começou no ano 2002 quando França e Alemanha propuseram criar uma convenção pela qual fosse proibida a clonagem humana mas que fosse permitido realizar experiências no tema. Estados Unidos e Espanha responderam rapidamente que seria melhor proibir qualquer tipo de clonagem humana e todo tipo de experiências em clonagem.