Alunos e professores da PUC-Rio organizam a promoção da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Fevuc (Feira de Valores da Universidade Católica) que acontece entre os dias 22 e 25 de maio no pilotis do campus da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

Os preparativos foram organizados nesta terça-feira, dia 15 de maio, durante a reunião com o diretor executivo do Setor de Pré-JMJ do Comitê Organizador Local (COL), padre Jefferson Gonçalves.

A feira será a primeira ação feita no campus para envolver a comunidade acadêmica desta casa de estudos católica com os preparativos do encontro da juventude com Bento XVI. Além da PUC-Rio, outras universidades da região receberão eventos semelhantes a este.

Segundo o Pe. Jefferson, o reitor da universidade, Pe. Josafá Carlos de Siqueira se disponibilizou a convidar os reitores das demais universidades a desenvolverem um trabalho semelhante em seus campi.

De acordo com um censo realizado na PUC-Rio cerca de 20% dos alunos se declararam católicos, sendo apenas 10% deles praticantes. “Queremos fazer com que a JMJ seja conhecida e que, conhecendo, possam se engajar. Que os 100% (dos alunos) vivam essa realidade, tendo em vista que a JMJ não é só para a Igreja, mas tem um grande envolvimento social”, disse o Pe. Jefferson.

“Com a Fevuc vamos dar o pontapé inicial e, a partir daí, desenvolver uma programação com seminários e fóruns para ter um envolvimento no campus dentro do tema da JMJ”, completou o sacerdote. 

O irmão jesuíta Davidson Braga foi um dos participantes da reunião. Ele contou que a Companhia de Jesus já está organizada para acolher cerca de 3 mil jovens durante a Semana Missionária. Ele afirmou que, como aluno da universidade, pretende colaborar com os trabalhos que serão desenvolvidos para que a Jornada seja mais conhecida pela comunidade acadêmica.

A professora do Departamento de Letras Meg Amoroso também participou do encontro. Para ela o convite do padre Jefferson foi um chamado para voltar a se envolver com a comunidade religiosa. Ela considera importante a Jornada devido à participação da juventude. “Acho que existe vontade de participar, mas falta conhecimento”, afirmou.

Os setores de Pastoral, Comunicação e o departamento de Cultura Religiosa da PUC-Rio também estão apoiando esta ação.