O Atlético de Madrid ofereceu nesta quinta-feira o título da Europa League, conquistado em Bucareste ao derrotar na final o Athletic de Bilbao por 3-0, à Virgem da Almudena, Padroeira da capital espanhola, marcando o início dos festejos pela conquista do troféu continental, o segundo do time espanhol nos últimos três anos.

O conjunto branco e vermelho aterrissou em Madrid depois do meio-dia e se deslocou a um restaurante para realizar um almoço de celebração, para que posteriormente os jogadores, a equipe técnica e a diretiva do time saíssem a bordo de um ônibus descoberto para começar seu trajeto pelas ruas da cidade.

Assim, recebendo o calor da torcida desde sua chegada à cidade, os protagonistas se dirigiram à Catedral da Almudena, para realizar o tradicional oferecimento do troféu à Padroeira de Madrid.

"Vamos à igreja de Madrid para dar graças a Deus por este grande título e oferecer a taça à padroeira, que é padroeira também do Atlético. Pedimos-lhe que siga intercedendo por nossa grande família vermelho e branca, por isso estaremos muito agradecidos", assinalou o presidente do clube Enrique Cerezo em seu breve discurso.

Por sua parte, o Bispo Auxiliar de Madrid, Dom César Franco, anfitrião na Basílica devido à ausência de Dom Antonio María Rouco Varela, com uma audiência em Roma, felicitou ao conjunto de Madrid por um título que "faz que todos os madrilenhos se sintam especialmente orgulhosos".

"Agradecemos por este detalhe de trazer esta Copa aos pés da Virgem Padroeira, que desde tempos imemoráveis segue protegendo a todos os madrilenhos. Damos-lhes muito sinceramente os parabéns e queremos recalcar os valores do esporte", afirmou o bispo.

Posteriormente, Enrique Cerezo, junto ao técnico Diego Pablo Simeone e os três capitães, Antonio López, Luis Amaranto Perea e Gabi, ofereceram o troféu conquistado e um buquê de flores à Virgem da Almudena.

Depois deste primeiro ato, o time voltou a subir no ônibus para dirigir-se à Prefeitura de Madrid, onde recebidos pela prefeita, Ana Botella, e ofereceram o título no balcão do Palácio de Correios.