O Papa Bento XVI nomeou hoje como novo Bispo de Toowoomba (Austrália) ao Monsenhor Robert McGuckin, que sucede ao Bispo Emérito William Morris, que foi retirado do seu cargo em maio de 2011 por uma série de posturas contrárias à doutrina católica como a promoção da ordenação sacerdotal de mulheres e de homens casados.

O Papa se viu na obrigação de retirar do seu cargo o Bispo Morris, já que ele se negou a apresentar a sua renúncia depois de vários anos de diálogos e negociações para que deixasse uma série de excessos em relação à doutrina, o governo e a liturgia na diocese de Toowoomba.

O processo que terminou com a remoção de Morris, que esteve à frente da diocese de Toowoomba durante 18 anos, começou com uma carta pastoral feita por ele no ano de 2006. Nela alentava a ordenação sacerdotal de mulheres, de homens casados, sugeria que pastores protestantes pudessem celebrar Missa devido à escassez de vocações. Em todo tempo que esteve à frente da diocese, ordenou somente a um sacerdote de vocação tardia.

A carta pastoral fez com que o Vaticano ordenasse uma visita apostólica (investigação) encarregada ao atual Arcebispo da Filadelfia (Estados Unidos), Dom Charles Chaput.

Os críticos do Bispo Morris denunciaram, entre outras coisas, que ele preferia vestir-se com terno e gravata; que fez muito para minar a fé católica, que alentava uns "serviços de comunhão" que eram feitos por sacerdotes e leigos ao mesmo tempo, e que promovia a confissão com absolvição geral para grupos em sua diocese, substituindo assim a confissão pessoal.

Além disso, depois da sua remoção em maio de 2011, um grupo de clérigos e leigos em Toowoomba lançaram uma campanha em apoio ao Bispo Morris e de sua agenda.

O atual administrador apostólico de Toowoomba, Dom Brian Finnigan, disse que apesar desta situação "confio em que os sacerdotes, os religiosos e os leigos" da diocese "vão dar -uma cálida recepção ao Monsenhor McGuckin para que os dons e as capacidades possam florescer".

"Sinto-me honrado pela nomeação do Papa Bento XVI como Bispo de Toowoomba", disse Monsenhor Roberto McGuckin que atualmente é o Vigário General da diocese australiana de Parramatta.

"Espero seguir construindo o bom trabalho dos meus predecessores e espero trabalhar com o clero, os religiosos e todos nesta diocese. Peço suas orações enquanto avançamos juntos nesta missão confiada a nós para construir o Reino de Deus".

Monsenhor McGuckin nasceu no subúrbio de Marrickville em Sydney em 1944. Foi ordenado sacerdote em 1973. Como especialista em direito canônico foi juiz e presidente da Canon Law Society of Austrália e Nova Zelândia.

A diocese de Toowoomba tem uma população de 77 400 católicos divididos em 35 paróquias.

A ordenação episcopal de Monsenhor McGuckin será na Catedral St Patrick de Toowoomba no dia 11 de julho, festa de São Bento.