A cidade do Rio de Janeiro se prepara para acolher os dias típicos das JMJs, marcados pelas catequeses oferecidas por bispos do mundo inteiro em distintos lugares das cidades-sede da Jornada. O Simulado de Catequese no Rio será neste sábado, 19, e marcará um passo importante também na preparação dos voluntários no caminho de preparação para o encontro com o Papa em julho de 2013.

Segundo um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), Pe. Arnaldo Rodrigues, as catequeses seguirão a mesma estrutura das que acontecem durante as Jornadas: animação inicial; oração; abertura; palavra de boas vindas; pregação e espaço para perguntas. O encerramento será com a celebração eucarística.

As catequeses começarão às 8h, com previsão de término ao meio dia. Durante todo o evento haverá atendimento para confissões feitas pelos padres das demais paróquias da forania. A pregação será feita pelos bispos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese do Rio e de dioceses vizinhas.

A programação para o evento já está fechada, destaca o portal oficial da JMJ 2013 (www.rio2013.com). O simulado, que será realizado em pelo menos uma paróquia de todas as 35 foranias da Arquidiocese do Rio de Janeiro terá como lema o versículo “Sede firmes na prática da hospitalidade” (Rm 12, 13).  

O simulado tem por objetivo avaliar a estrutura e logística das paróquias para receber os peregrinos em 2013, além de cuidar da espiritualidade dos voluntários.

De acordo com o Pe. Arnaldo, a expectativa do COL é que o evento dê bons frutos. “Teremos pessoas nas paróquias onde acontecerá o simulado que estarão em todo momento fazendo uma avaliação da estrutura, da parte espiritual e do local. Mas, sobretudo desta parte de infraestrutura, organização e logística, para que possamos também apontar os desafios maiores que teremos”, afirmou.

O padre lembrou ainda que é importante a participação dos voluntários no simulado nas paróquias correspondentes à forania de origem de cada um.

Esta, “é uma forma de já começar a exercer sua missão de voluntário. Você conhece a realidade da sua paróquia, do seu bairro, da sua forania e isso facilita muito toda a parte de logística da estrutura do simulado”, disse o sacerdote dirigindo-se aos voluntários do Rio de Janeiro que já se inscreveram para ajudar a levar adiante a XVIII edição da JMJ.

Para saber mais sobre o simulado e ver a lista de paróquias designadas para receber a catequese, visite:
http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/339/jmj-rio2013-catequeses-mobilizarao-a-cidade

Para participar como voluntário na Jornada veja mais informações em: http://www.rio2013.com/pt/voluntarios