A Oficina para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice anunciou oficialmente o programa da Semana Santa, no qual não se inclui a participação do Papa João Paulo II, salvo para bênção final “urbi et orbi” –à cidade e ao mundo- do Domingo de Ressurreição.

O programa anunciado pelo Vaticano é o seguinte:

Domingo 20 de março: Domingo de Ramos e 20º Jornada Mundial da Juventude, com o lema “Viemos adorá-lo”. Às 10.00h –horário de Roma-, na Praça São Pedro, o Cardeal Camillo Ruini, Vigário geral de Sua Santidade para a diocese de Roma, abençoará as palmas e ramos de oliveira, e ao terminar a procisão, celebrará a Santa Missa da Paixão do Senhor.

Quinta-feira 24 de março: Quinta-feira santa. Às 09.30h na Basílica de São Pedro, concelebração da Santa Missa do Crisma, na qual se abençoam os óleos sagrados, sinal da comunhão dos cardeais, bispos e presbíteros presentes na Urbe com o bispo de Roma e pPastor da Igreja no mundo inteiro. A celebração será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos.

Às 17.30h Santa Missa da Céia do Senhor, na Basílica de São Pedro. Os cardeais, bispos e presbíteros estão convidados a concelebrar a Santa Missa, que será presidida pelo Cardeal Alfonso López Trujillo, Presidente do Pontifício Conselho para a Familia. Depois da homilía terá lugar o lava-pés a doze presbíteros.

Durante o rito, os presentes serão convidados a cumprir um ato de caridade pelas populações da Venezuela, afetadas pelas inundações devastadoras no pasado mês de fevereiro. A Soma arrecadada será entregue ao Santo Padre. Ao final da celebração terá lugar a Translação do Santíssimo Sacramento até a Capela do Monumento.

Sexta-feira 25 de março: Sexta-feira Santa. Celebração da Paixão do Señor. Às 17.00h na Basílica de São Pedro, o Cardeal James Stafford, Penitenciario Mayor, presidirá a cerimônia, que acontecerá em três momentos: Liturgia da Palabra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística.

Às 19.15h, Via Sacra no Coliseu, que concluirá na Colina do Palatinato ao final das 14 estações tradicionais.

Sábado 26 de março: Sábado Santo. A Vigilia Pascal se iniciará às 20.00h na Basílica Vaticana e estará presidida pelo Cardeal Joseph Ratzinger, Decano do Colégio Cardenalício. Se abençoará o novo fogo no átrio da basílica.

Tras o ingresso processional com o círio pascal e o canto do “Exultet”, terá lugar a Liturgia da Palabra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística, na qual concelebrarão os cardeais.

Domingo 27 de março: Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor. Às 10.30h o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de Estado, celebrará a Santa Missa na Praça São Pedro. Às 12.00h, concluida a celebração, o Santo Padre impartirá a bênção “Urbi et Orbi”.