O Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, condenou energicamente o atentado brutal feito ontem perto de Damasco (Síria). Dois carros-bomba causaram a morte de 55 pessoas e deixaram mais de 370 feridos.

No atentado foram usadas mais de uma tonelada de explosivos. Ocorreu na zona do Qazaz, perto de um edifício do corpo da Inteligência Palestina e da sede dos serviços de Aviação, onde dezenas de carros e ônibus terminaram queimados.

O Padre Lombardi disse que "ante os trágicos atentados que ensangüentaram ontem as ruas de Damasco, não se pode menos que expressar uma firme condenação e a emocionada proximidade do Santo Padre e da comunidade católica às famílias das vítimas".

"Atos como estes teriam que levar a todos a comprometer-se a fundo na atuação do Plano Annan, que foi aceito pelas partes em conflito. Os atentados de ontem testemunham que a situação da Síria precisa de uma iniciativa, conjunta e decidida, que implique a toda a comunidade internacional para que o plano Annan seja cumprido e se enviem outros Observadores o mais rápido possível".

Finalmente o sacerdote jesuíta recordou que "cada vez é mais atual o chamado do Santo Padre do dia da Páscoa: ‘É necessário empreender, sem demora, o caminho do respeito, do diálogo e da reconciliação’".