O Papa Bento XVI recebeu em audiência a uma delegação do Congresso Judeu Latino-Americano, na qual destacou que "um diálogo sincero e respeitoso entre religiões e culturas é fundamental para o futuro da nossa família humana".

No encontro, realizado no Palácio Apostólico, Bento XVI destacou que este diálogo sincero e respeitoso é importante "em um mundo cada vez mais ameaçado pela perda dos valores espirituais e morais, que são os que podem garantir o respeito da dignidade humana e a paz duradoura".

Bento XVI destacou a presença das comunidades judaicas na América Latina, especialmente na Argentina e no Brasil. Recordou que a partir do Concílio Vaticano II as relações entre judeus e católicos se fortaleceram.

Nesse sentido, afirmou que a "Declaração Nostra Aetate continua sendo a base e guia dos nossos esforços para promover uma maior compreensão, respeito e cooperação entre nossas duas comunidades", pois não combate somente toda forma de anti-semitismo, mas também põe "as bases para uma nova valorização teológica da relação da Igreja com o judaísmo, e manifesta sua confiança em que a importância da herança espiritual compartilhada pelos judeus e cristãos levaria a uma maior compreensão e estima mútua".

"Ao considerar o progresso adquirido nos últimos cinqüenta anos das relações entre os judeus e católicos em todo mundo, não podemos deixar de agradecer ao Todo-Poderoso por este sinal evidente da sua bondade e providência. Com o crescimento da confiança, do respeito e da boa vontade, grupos que inicialmente se relacionavam com certa desconfiança, foram se convertendo pouco a pouco em sócios de confiança e amigos, bons amigos incluso, capazes de enfrentar juntos a crise e superar os conflitos de maneira positiva", acrescentou.

O Papa disse que ainda "há muito que fazer para superar os acontecimentos do passado, para fomentar relações melhores entre nossas duas comunidades, e quanto a resposta aos desafios que os fiéis enfrentam cada vez mais no mundo atual. Entretanto, é um motivo para agradecer que estejamos comprometidos a percorrer juntos o caminho do diálogo, da reconciliação e da cooperação".