A família do ex-vice-presidente iraquiano, o católico caldeu Tarek Aziz, declarou em um entrevista à revista católica 'Família Cristã' desconhecer seu paradeiro há um ano e solicitou ao Papa João Paulo II sua ajuda para saber onde está e saber de seu estado de saúde.

"Foi detido há 14 meses mas há um ano não o vemos. Nos escreveu uma carta dizendo que está no Iraque. Nos deixaram sozinhos, tanto a ele como a nós", declarou a família.

Para obter informação sobre o ex-vicepresidente, a família de Aziz dirigiu-se "à Cruz Vermelha, às organizações humanitárias, às tribos iraquianas, aos líderes cristãos iraquianos, ao núncio apostólico de Bagdá e ao Papa, a quem escrevemos uma carta".

Em fevereiro de 2003, Tarek Aziz foi recebido pelo Papa João Paulo II, a quem levou uma carta do derrocado presidente Sadam Hussein para que fizesse o possível para evitar a guerra no Iraque.

A família também indicou que Aziz –segundo um preso iraquiano libertado-, esteve no hospital durante dois meses no verão de 2003, mas  fora este particular, desconhecem o estado de saúde do ex-funcionário do regime de Hussein.

Por agora, a mulher e filhos de Aziz vivem das ajudas que lhes mandam os iraquianos cristãos já que não conseguem encontrar trabalho e suas contas correntes foram bloqueadas.